Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

2º ciclo |2013-2016|

:

detalhe

Compromissos do 2º ciclo, 2013-2016
  • A-
  • A
  • A+
 

Compromissos

 
2º CICLO |2013-2016|
UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO DE TOXICODEPENDÊNCIAS E ALCOOLISMO (UTITA) - MARINHA PORTUGUESA - MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL
Título: Programa Residencial Intensivo de Reabilitação Biopsicossocial Prevenção de Recaída
​Sumário: 1. Realização de Programas de tratamento para militares das Forças Armadas, das Forças de Segurança (GNR E PSP) e Civis inseridos em meio laboral. Este Programa Residencial Intensivo de Reabilitação Biopsicossocial, na UTITA, tem a duração de 28 dias de internamento, seguindo a abordagem do Modelo Minnesota e está vocacionado para pessoas inseridas em meio laboral. O Programa é realizado em grupo fechado, com o número máximo de 10 elementos. O programa contempla objetivos semanais e tem como trabalho diário a psicoterapia de grupo, a psicopedagogia da adição, o aconselhamento na adição, o aconselhamento espiritual, a educação física (incluindo natação), terapia ocupacional - “horta pedagógica”, momentos de estudo e de meditação, a participação em sessões dos grupos de autoajuda Alcoólicos Anónimos e Narcóticos Anónimos, aconselhamento individual com o conselheiro focal.
2. Realização e reestruturação da Prevenção de Recaída.
3. Após a fase de tratamento são realizadas, na UTITA, reuniões semanais em grupo para prevenção de recaída dos utentes que realizaram tratamento. Estas reuniões são obrigatórias para militares durante 6 meses, após o tratamento. Estas reuniões servem para avaliar a evolução de cada utente, identificar dificuldades e obstáculos; reconhecer sinais de recaída e fornecer estratégias que auxiliem o processo de recuperação.
Neste 2º ponto pretendemos, no futuro, passar a devolver reuniões específicas, durante 1 mês, para utentes que acabaram de realizar tratamento. Deste modo, garantimos que o seu acompanhamento é mais aprofundado e personalizado. Após este primeiro mês, os utentes passam a integrar as reuniões gerais de prevenção de recaída.
Pretendemos ainda intensificar o apoio psicológico ao nível da consulta de psicologia clínica individual.
Deste programa de prevenção de recaída, também fazem parte as reuniões com os Operadores de Prevenção (OP) que ocorrem sempre no final do programa. Estas reuniões têm como objetivo, clarificar alguns aspetos da doença, auxiliar no processo de reintegração do utente ao meio laboral, bem como explicar algumas diretrizes a serem desenvolvidas no local de trabalho (testes de alcoolemia e analises toxicológicas periódicas; prática de exercício físico; o tipo de serviços de trabalho, etc.). No futuro, pretendemos que estas reuniões ocorram com mais frequência e por isso propomos que ocorram também aos 3 meses e aos 6 meses, após o programa.
Neste programa englobamos também as reuniões com as famílias dos utentes. Estas reuniões ocorrem no início e no final de cada programa, e no futuro ocorrerão também aos 3 meses e 6 meses, após o final de programa.
2014_60_MDN_UTITA.pdf
Voltar