Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Fórum Nacional Álcool e Saúde

:

NoticiasFNAS

Fórum Nacional Álcool e Saúde
  • A-
  • A
  • A+
 

 Notícias

 
  • Fórum Nacional Álcool e Saúde27/4/2017

     

    Data: 4 de Maio de 2017 - 9H30 às 16H30

    Local: Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, Loures

      

     
    PROGRAMA:

    10H00 - 10H30   SESSÃO DE ABERTURA
      • Representante do Ministro da Saúde
      • Representante da Câmara Municipal de Loures
      • Presidente do Fórum Nacional Álcool e Saúde

    10H30 - 11H15   SITUAÇÃO DO PAÍS EM MATÉRIA DE ÁLCOOL 2015

      • Manuel Cardoso | Subdiretor – geral do SICAD 
    11H15 - 12H00   PONTO DE SITUAÇÃO II CICLO
      • Natacha Torres da Silva | Secretária Permanente do FNAS
      • Raul Melo | Secretário Permanente do FNAS 
     ALMOÇO LIVRE
     
    14H00 - 15H00   PRELEÇÃO DE FUNDO – PREVENÇÃO AMBIENTAL
      • Gregor Burkhart | Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência
    15H00 - 16H00   COMPROMISSOS FNAS – INTERVIR EM REDE
      • Susana Nascimento |Clube de Criativos de Portugal, apresentação por Raul Melo
      • Rui Lima |Direção-Geral da Educação
      • Pedro Gamito |Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
    16H - 16H30   MESA DE ENCERRAMENTO - PROJEÇÃO DO FUTURO
      • Natacha Torres da Silva e Raul Melo | Secretariado Permanente do FNAS
      • João Goulão | Coordenação Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool 
    FNAS2017_Programa.pdf
  • Concurso CNAF/ANEM "Seja Responsável - Beba com moderação"14/2/2017

    No âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), estas duas entidades estabeleceram um projeto-parceria sob a forma de um concurso, que é um desafio para todos os Estudantes de Medicina Portugueses. Com este concurso pretende-se não só apelar à criatividade dos jovens estudantes, como também transmitir uma mensagem com um impacto social importante no que ao consumo de álcool diz respeito, nomeadamente no meio familiar, que vai ao encontro dos principais pressupostos do FNAS, integrados pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina e pela Confederação Nacional das Associações de Família, e para os quais as duas entidades contribuem com esta ação.

    O SICAD participou no júri de seleção dos 26 trabalhos a concurso, em conjunto com a CNAF e a ANEM.
     
    A Cerimónia de Entrega de Prémios aconteceu no dia 13 de fevereiro de 2017, nas instalações do SICAD. O prémio e a menção honrosa foram entregues pelo Presidente do Fórum Nacional Álcool e Saúde, a Presidente da Confederação Nacional das Associações de Família e a Vice-Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina.
     
    O primeiro prémio foi atribuído a Patrícia Raquel Silva Sousa, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Decidiu-se também por unanimidade conceder uma Menção Honrosa ao cartaz elaborado por Carolina Nunes Cardoso, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. 
     
     
     
  • Prémio Fórum Nacional Álcool e Saúde - 201612/12/2016

    Data: 12-12-2016

    Local: Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa 

    A intervenção nos Problemas Ligados ao Álcool desenvolve-se a diferentes níveis. Ao Fórum Nacional Álcool e Saúde só têm acesso entidades com cobertura a nível nacional. A intervenção local, representando um nível de extraordinária importância, não tem recebido o destaque merecido. Trazer a público as intervenções de relevo deverá ser uma responsabilidade da estrutura que em rede promove a abordagem integrada a esta problemática. 

    Deste modo, o Prémio Fórum Nacional Álcool e Saúde (“Prémio FNAS”) tem como objetivo destacar entidades que, não tendo assento no Fórum, desenvolveram trabalho de relevo nos anos de 2014 e 2015, no âmbito dos problemas ligados ao álcool, nomeadamente no contexto da Educação e da Intervenção Social, Comunitária e Autárquica, contribuindo para a prossecução das metas traçadas no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências.

    A atribuição dos “Prémios FNAS” é uma iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Associação Nacional de Municípios Portugueses e do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde. O período de candidaturas à 1ª edição deste Prémio decorreu no período entre 1 de junho a 30 de setembro.   

     Programa  
     
     Faça a sua Inscrição em: https://goo.gl/forms/1JNp2Y9d1722rmZP2
     
     
    Para mais informação consulte o Regulamento: PremioFNAS_Regulamento.pdfPremioFNAS_Regulamento.pdf   
     
    Consulte as áreas específicas:
    Prémio Educação: www.dge.mec.pt
    Prémio Autarquias: http://www.anmp.pt  
    Prémio Solidariedade Social: www.cnis.pt 
  • ​Clube de Criativos de Portugal - Campanha vencedora10/11/2016

    Decorreu entre junho e agosto o segundo concurso de criativos sub28 desenvolvido pelo Clube de Criativos de Portugal no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde. O trabalho vencedor foi produzido por Roberta Batista e Gonçalo Martinho


    Veja a campanha vencedora:

    pai_tenho_namorado.pdf mae_quero_sair_de_casa.pdf mae_quero_fazer_uma_tatuagem.pdf
  • Encontro "Álcool - desempenho e produtividade"18/10/2016

    ​O Instituto Português da Juventude, em conjunto com os seus parceiros, Direção Geral da Educação (DGE), Federação Portuguesa de Rugby (FPR) e Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT), irá organizar o Encontro ”Álcool - desempenho e produtividade”, no âmbito dos compromissos do Fórum Nacional Álcool e Saúde. 

    As Inscrições são até 4 de novembro.
     
    Mais informação em: http://juventude.gov.pt/
  • Concurso Clube de Criativos de Portugal 3/6/2016

    O Clube de Criativos de Portugal, através da sua parceria com o SICAD, acaba de lançar, pelo segundo ano consecutivo, um desafio aos jovens criativos nacionais. Este ano o tema é uma campanha sobre a prevenção do consumo de bebidas alcoólicas dirigida aos pais de menores de 18 anos, indo ao encontro do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências e dos pressupostos do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), para o qual o CCP contribui com a presente ação. Este concurso conta ainda com o apoio do ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial) no acompanhamento e revisão de trabalhos, quanto à sua ética e conformidade legal, bem como no apoio à divulgação do concurso e do trabalho vencedor.

    PPT pais e filhos (2).pdf Regulamento_II_Concurso_Criativos__Sub_28 (1).pdf
  • Revisão das linhas orientadoras no Reino Unido: novos limites para o consumo de baixo risco para os homens e mulheres grávidas20/5/2016
    Foram revistas as linhas orientadoras inglesas, retomando a evidência científica que suportou as primeiras linhas orientadoras de 1995, tendo sido agora analisadas, por um grupo de peritos em saúde pública, ciências comportamentais e alcoologia, liderado pelos Professor Mark Petticrew, da London School of Hygiene and Tropical Medicine e Professor Sally Macintyre da University of Glasgow.
     
     
    Faça o download dos documentos:
    CMO Alcohol Report.pdf CMO Alcohol Summary.pdf CMO Alcohol Guidelines.pdf
  • ​Reunião do Fórum Nacional do Álcool e Saúde9/5/2016

      ​Decorreu no final do mês passado, mais uma reunião anual do Fórum Nacional do Álcool e Saúde (FNAS)

  • ​Cerimónia de apresentação do projeto FALAR CLARO6/5/2016

      
    Veja o vídeo da Apresentação Oficial: 

    <iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/K0egx7hLylE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

  • ​Reunião do Fórum Nacional Álcool e Saúde21/4/2016

    ​Terá lugar no dia 28 de  abril 2016 das 10H00 às 17H00 no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, Loures  uma Reunião do Fórum Nacional Álcool e Saúde.


    Informação mais detalhada sobre o programa:

    FNAS_16_Programa.pdf
  • Conhecido trabalho vencedor Concurso Sub2814/9/2015

    Decorreu no Auditório do Centro de Saúde de Sete-Rios a entrega dos prémios do CONCURSO SUB 28 lançado pelo Clube de Criativos de Portugal (CCP) para a criação de um anúncio de imprensa e cartaz outdoor, para a chamada de atenção e prevenção do consumo de álcool durante a gravidez. Este concurso contou com a parceria do SICAD e do Instituto Civil de Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) constituindo-se como o compromisso de ação com que o CCP contribui para os objetivos do Fórum Nacional Álcool e Saúde.

    O Concurso SUB 28 obteve uma grande adesão, com a receção de 33 candidaturas, propostas por jovens criativos de norte a sul do país. Foram selecionados 4 trabalhos: 3 Menções Honrosas e 1 Primeiro Prémio.

    ConcursoCriativos_Sub28_Prevenção_Consumo_Alcool_gravidez_premiados.pdf
  • Campanha para intervenção em festas e festivais de Verão14/7/2015

    Na sequência das alterações à Lei do Álcool introduzidas pela entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 106/2015, de 16 de junho, nomeadamente tendo como objetivo a redução do consumo, proíbe a venda e cedência de álcool a menores, considerou-se de extrema importância passar esta mensagem aos jovens de uma forma clara objetiva e apelativa. Assim, o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) produziu uma campanha para intervenção em festas e festivais de verão, um dos contextos privilegiados pelos jovens no verão.

    O ponto de partida desta campanha foi a elaboração de um vídeo com mensagens, que prendessem a atenção dos jovens. São dicas para melhorar a qualidade da estadia/permanência num festival e/ou festas e para informar sobre a alteração à Lei do Álcool na perspetiva do jovem/consumidor, assim apostámos em 3 grandes linhas:
     
    1) A lei proíbe o consumo de álcool a menores de 18 anos;
    2) A lei aplica-se a todas as bebidas alcoólicas;
    3) Qualquer pessoa que dê álcool a menores de 18 anos pode ser penalizada.
     
    Esta campanha encerra com alguns alertas para o consumo de drogas e álcool informando:
     
    1) Não faças misturas!
    2) Cuidado com novas experiências!
    3) Não conduzas sob o efeito de drogas ou álcool, nem mesmo no período de ressaca!
     
    Toda a mensagem tem um enquadramento Nós Informamos – responsabilidade do SICAD - Tu Decides – responsabilização pessoal.
     
    O Lema desta campanha é: PARA QUE RECORDES O VERÃO, NÃO TENHAS UM APAGÃO!
     
    O SICAD estará disponível e incentiva a disseminação desta mensagem, por isso se entender utilizar este filme (versão HD) para os fins que o mesmo foi realizado, contacte-nos através do correio eletrónico: comunicacao@sicad.min-saude.pt    
     
    Aceda ao vídeo da campanha no YouTube: http://zip.net/bkrBG0

     

  • Concurso do criativos sub287/7/2015
    ​Concurso para a criação de um anúncio de imprensa e cartaz outdoor, para a sensibilização e prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez, é uma iniciativa conjunta do Clube Criativos de Portugal (CCP),o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP).

  • Publicado o Relatório "Tackling Harmful Alcohol Use: Economics and Public Health Policy" da responsabilidade da OCDE19/5/2015
     
    Foi recentemente publicado o Relatório "Tackling Harmful Alcohol Use: Economics and Public Health Policy" da responsabilidade da OCDE. Este documento examina as tendências e as disparidades sociais no consumo de álcool, avaliando os impactos de saúde, sociais e económicos das opções políticas no combate aos problemas ligados ao álcool.  
  • Aprovado o scoping paper sobre a nova estratégia europeia do álcool1/4/2015

    Portugal, através do SICAD, integrou o grupo de redação do scoping paper sobre a nova estratégia europeia do álcool. O documento foi aprovado pelo CNAPA em dezembro último e publicado, já em 2015

    eu_scoping_paper_cnapa_en.pdf
  • Club Health Conference Lisbon 2015 , 18-03-2015 (IREFREA )18/3/2015
    O IREFREA Portugal é uma ONG que desenvolve trabalho na área da promoção e educação para a saúde e prevenção de comportamentos de risco em crianças e adolescentes. Organiza este ano uma Conferência Internacional sobre Contextos Recreativos em Lisboa entre os dias 17 e 19 de junho de 2015.
  • Relatório Anual 2013 - A Situação do País em Matéria de Álcool13/3/2015

    Este primeiro Relatório sobre a Situação do País em Matéria de Álcool marca o primeiro ano de um novo ciclo estratégico, e pretende assegurar uma transmissão integrada da informação e conhecimento nesta área, com vista à sua utilização efetiva pelos decisores, interventores e cidadãos em geral.

    Relatorio_Anual_2013.pdf
  • ​Encontro Internacional de Peritos: workshops: intervenções breves - consumo de álcool e outras substâncias psicoactivas3/2/2015

    Data: 26 e 27 de março 2015
    Local: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra


    Mais informações aceder ao site: http://esenfc.pt/event/event/

  • Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional30/1/2015
    Em 2015 a ACT irá, conjuntamente com parceiros sociais, entre eles o SICAD, desenvolver a Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional visando promover a melhoria das condições de trabalho associadas ao exercício desta atividade.
    O seu lançamento será em Lisboa no próximo dia 11 de fevereiro.
    A abertura de inscrições para a sessão de lançamento desta Campanha encontra-se disponível na página eletrónica da ACT.
    Programa_Conducao_Automovel_Profissional_provisorio.pdf
  • Conselho Nacional da Juventude foi ontem homenageado com base no Projeto ComSUMOS Académicos28/1/2015

    O Conselho Nacional da Juventude foi ontem homenageado com base no Projeto ComSUMOS Académicos (compromisso FNAS) como Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social, no âmbito do Projeto MIES (Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social),o qual é um projeto de investigação, desenvolvido pelo IES – Social Business School e pelo Instituto Padre António Vieira, que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no Norte, Alentejo e Centro do País utilizando como base a metodologia ES+.

  • ​1º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas FNAS19/1/2015
    Este primeiro encontro contará com a apresentação confirmada dos compromissos do Instituto de Segurança Social (ISS) -  (1) Formar para intervir: uma colaboração, (2) Álcool: Contributo para a Investigação-ação, (3) Protocolo Articulação Interinstitucional), da Administração Regional do Norte (ARS Norte - Elaboração de folheto informativo sobre álcool e gravidez), do Clube de Criativos de Portugal (CCP - CONCURSO JOVENS CRIATIVOS – CAMPANHA SENSIBILIZAÇÃO), da Policia de Segurança Pública (PSP/ANEBE – 100% Cool). 
    Encontros de monitorização e partilha de Boas Práticas FNAS.pdf
  • ​Assinatura de Protocolo entre o SICAD e o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial6/10/2014

    O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) e vão subscrever um protocolo em matéria de Autorregulação visando a Promoção da Saúde e a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool.

    A assinatura deste protocolo consta do programa do evento SUBSCRIÇÃO DO CÓDIGO DE AUTO-REGULAÇÃO DA COMUNICAÇÃO COMERCIAL EM MATÉRIA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS – VINHOS E ESPIRITUOSAS, que terá lugar no Palácio Foz, pelas 11h do próximo dia 6 de outubro. 

  • Comunicado de Imprensa31/7/2014

    Comunicado de Imprensa divulgado pela Pernod Ricard, relativo à implementação de 5 Compromissos para a redução do consumo excessivo e inapropriado do álcool.

    comunicado.pdf
  • Colóquio: "Os Jovens e o Álcool"30/5/2014

    A Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), realiza o Colóquio OS JOVENS E O ÁLCOOL, no dia 3 de junho de 2014, das 9h30 às 16h30, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República.

     

    Programa.pdf
  • Relatório Mundial sobre álcool e saúde 201415/5/2014

    Este relatório representa um esforço contínuo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para apoiar os Estados-Membros na recolha de informação, a fim de os auxiliar nos seus esforços para reduzir o uso nocivo do álcool, das consequências negativas para a saúde e consequências a nível social.

    O relatório foi lançado em Genebra na segunda-feira 12 de maio de 2014, durante a segunda reunião da rede global de parceiros nacionais da OMS para a implementação da estratégia global para reduzir o uso nocivo do álcool.

    Relatorio.pdf
  • Relatório da situação sobre álcool e saúde em 35 países da Europa 201314/5/2014

    Em 2013, a Organização Mundial de Saúde publicou o "Relatório da situação sobre álcool e saúde em 35 países da Europa 2013".

    O relatório apresenta dados sobre políticas do álcool em todos os Estados membros da União Europeia, nos países aderentes e candidatos, Noruega e Suíça. A segunda parte do presente relatório, intitulado "Relatório europeu da situação sobre álcool e saúde 2014", já está disponível e apresenta dados da política de álcool para todos os 53 Estados-Membros da Região Europeia da OMS. Os capítulos são classificados de acordo com as 10 áreas do "Plano de acção europeu para reduzir o uso nocivo do álcool 2012-2020".

    O Relatório assim como os capítulos podem ser acedidos ​​aqui:  

    Pricing-policies_2014.pdf Availability-of-alcohol_2014.pdf Health-services-response_2014.pdf Monitoring-and-surveillance_2014.pdf Community-and-workplace-action_2014.pdf Leadership,-awareness-and-commitment.pdf Marketing-of-alcoholic-beverages_2014.pdf Drinkdriving-policies-and-countermeasures_2014.pdf Status-Report-on-Alcohol-and-Health-in-35-European-Countries_2013.pdf Reducing-the-negative-consequences-of-drinking-and-alcohol-intoxication_2014.pdf Reducing-the-public-health-impact-of-illicit-alcohol-and-informally-produced-alcohol_2014.pdf
  • ​Fórum Nacional Álcool e Saúde8/5/2014
    Terá lugar no dia 8 de maio a 8ª Reunião do Fórum Nacional Álcool e Saúde.
     
    Este ano o programa é consagrado à apresentação dos compromissos submetidos e aprovados, bem como da área de membros FNAS do Diretório do Álcool. Proceder-se-á a assinatura oficial da carta de compromisso que orientará o funcionamento deste Fórum durante este 2º ciclo (2013-2016).

     

    Informação mais detalhada sobre o programa: 

    FNAS_2014_programa.pdf
  • Protocolo de Serviço Respopnsável de Álcool assinado entre "Wine in Moderation" e APHORT11/11/2013
    Um protocolo para o desenvolvimento de um programa de formação de serviço responsável de bebidas alcoólicas vai ser assinado amanhã, dia 11, pelas associações ACIBEV e APHORT.
     
    O objectivo do programa é prevenir o consumo abusivo e o uso impróprio das bebidas alcoólicas nas áreas de Hotelaria, Restauração e Turismo em Portugal.
     
     
    ver comunicado de imprensa em anexo:
    Comunicado de Imprensa Protocolo ACIBEV_APHORT.pdf
  • Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências (PNRCAD) 2013 – 202030/8/2013
    É posto hoje à discussão pública, até dia 30 do mês de setembro, o Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências (PNRCAD) 2013 – 2020
    Trata-se da primeira versão de um documento estratégico, elaborado no âmbito da Estrutura de Coordenação para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool, que contou, para a sua elaboração, com um vasto número de serviços e entidades, públicas e privadas, bem como de técnicos de vários domínios do conhecimento que têm contribuído para o desenho da política na área dos comportamentos aditivos e das dependências.  
    Este documento terá uma vigência até 2020 e teve uma apreciação e aprovação prévias do Senhor Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde.  
    O PNRCAD será operacionalizado através de dois Planos de Ação quadrienais, sendo o primeiro, referente ao período 2013-2016,  elaborado a partir deste momento.
    O Plano Nacional terá uma avaliação intercalar em 2016, coincidente com o fim do primeiro Plano de Ação, e uma no final do período da sua vigência.
    É importante e desejável a participação de setores ainda não auscultados, bem como de cidadãos cujo contributo possa melhorar e adequar o desenvolvimento de estratégias que pretendem dar resposta a problemáticas ligadas aos comportamentos aditivos e às dependências.

    Os comentários e sugestões devem ser remetidos para o seguinte endereço de correio eletrónico:

  • ​Fórum Nacional Álcool e Saúde - Relatório 2010-201231/5/2013

    Em Outubro de 2006 a Comissão Europeia adotou uma Estratégia da União Europeia para apoiar os Estados-Membros na minimização dos efeitos nocivos do álcool.

    A Estratégia identificava então 5 prioridades de intervenção:

    (1) Proteger jovens, crianças e crianças por nascer;

    (2) Reduzir o número de feridos e mortos devidos a acidentes de viação provocadas pelo álcool,

    (3) Prevenir os efeitos nocivos do álcool nos adultos e reduzir as repercussões negativas no local de trabalho,

    (4) Informar, educar e sensibilizar para as consequências dos padrões de consumo de bebidas alcoólicas nocivos e perigosos, bem como para os padrões de consumo aceitáveis;

    (5) Desenvolver, apoiar e manter uma base de dados comum.

    Relatório FNAS 2010_2012.pdf
  • Abertura de Candidaturas - POPH6/5/2013

    A justificar a atribuição de prioridade absoluta, reconhecida pelo Gabinete de Sua Excelência o Secretário de Estado Adjunto do Ministério da Saúde “reconhecemos e sugerimos veementemente que a formação em Problemas Ligados ao Álcool e Dependências a desenvolver de acordo com os referenciais definidos pelo SICAD assuma prioridade absoluta no elenco de prioridades formativas a indicar para o ano de 2013” e numa filosofia de implementação e disseminação de conhecimentos técnico-científicos, o SICAD concebeu um referencial de formação Problemas Ligados ao Álcool e Dependências que apresentou à ACSS, organismo intermédio do POPH, a integrar na tipologia 3.6 “Qualificação dos Profissionais de Saúde” no eixo prioritário 3 – Gestão e Aperfeiçoamento Profissional do POPH para 2013.

    Este Referencial de Formação pretende constituir-se como uma ferramenta facilitadora da estruturação da atividade formativa em problemas ligados ao álcool (PLA) e dependências, a qual poderá contribuir para a disseminação do conhecimento e desenvolvimento de competências no domínio de uma adequada intervenção na prestação de cuidados de saúde aos cidadãos.

    Conforme referido no referencial de formação publicitado com a abertura de candidaturas “A abordagem de pessoas com PLA e dependências deve fazer-se desde os cuidados de saúde primários (CSP) até aos cuidados saúde secundários (CSS), no contexto de uma rede de referenciação articulada de cuidados, dirigida a esta população. Esta rede integra estruturas ao nível dos CSP, centros de respostas integradas (CRI) e unidades de internamento (UI) ou unidades hospitalares (UH), consoante a gravidade da dependência, ou dos consumos de substâncias psicoativas (SPA).”

    No alinhamento das orientações estratégicas vigentes, no respeitante aos PLA e dependências, a formação e a articulação entre serviços assumem-se como pilares fundamentais para o cumprimento da política nacional nestas matérias.

    É por isso com todo o gosto que informamos que decorre, entre os dias 06 e 31 de Maio de 2013, o período de apresentação de candidatura ao POPH, na área formativa tida como prioridade absoluta através da entidade ACSS, I.P., acerca dos “Problemas Ligados ao Álcool e Dependências”. Esta formação insere-se nas tipologias de intervenção 3.6; 8.3.6 e 9.3.6

    Convidam-se todas as Entidades interessadas a consultarem os sites do POPH (www.poph.qren.pt) e da ACSS, I.P. (www.acss.min-saude.pt) para mais informações. 

  • ​Fórum Nacional Álcool e Saúde26/3/2013
    Terá lugar no dia 4 de Abril a 6ª Reunião do Fórum Nacional do Álcool e Saúde.
    Este ano o programa é consagrado à avaliação do percurso feito pelo FNAS ao longo do triénio 2010-2012 bem como do Plano Nacional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool no qual o FNAS se consubstancia. Esta reflexão servirá de rampa de lançamento para a perspetivação do futuro quer em termos de novo plano estratégico para os Comportamentos Aditivos e Dependências, quer para a revitalização do Fórum.  

    O programa inclui ainda a Leitura do Impacto das Alterações à Lei do Álcool apresentadas pela Dr.ª Graça Mariano (ASAE) bem como a apresentação por parte da Professora Doutora Helena Cortez-Pinto do estudo que está na base do seu recente artigo “The Burden of Disease and the Cost of Illness Attributable to Alcohol Drinking—Results of a National Study

     

     

  • ACIBEV promove 2ª conferência “vinho com moderação”, subordinada ao tema “comunicação comercial: legislação ou auto-regulação?”,9/11/2012
     
     
     
     
     
     
     
    2º Conferência VINHO COM MODERAÇÃO, promovida pela ACIBEV
    “COMUNICAÇÃO COMERCIAL: LEGISLAÇÃO OU AUTO-REGULAÇÃO?” 
     
    12 DE NOVEMBRO DE 2012
     
    Encontro com o Vinho e Sabores 
    Centro de Congressos de Lisboa
     
    PROGRAMA 
    10:00   Código WIM e Ponto de situação internacional
                   George Sandeman, Presidente WIM AISLB 
    10:30   A Lei e a Publicidade
                   Teresa  Moreira, Directora Geral do Consumidor
     11:10   A Comunicação Social – Meios em Acção
                   Carlos Magno, Presidente da ERC 
    11:50   Café
    12:05   Auto-regulação de Comunicação Comercial
                   Anthony Gibson, Publicis Agencia de Comunicação 
    12:40   A Responsabilidade dos Anunciantes
                   Manuela Botelho, Secretária Geral da APAN 
    13:00   Encerramento pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde*
                   Fernando Leal da Costa
     
    *A confirmar 
    Comunicado_de_Imprensa_WIM2.pdf
  • ​ESPAD/2011 - Lisboa, 31 de Maio de 201231/5/2012
    OESPAD – European School Survey on Alcohol and other Drugs é um inquérito a nível europeu, que se realiza atualmente em 39 países de acordo com uma metodologia normalizada, de modo a permitir a máxima comparabilidade possível entre os resultados dos diversos países. Conta com o apoio do Grupo Pompidou do Conselho da Europa e do OEDT –Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.
    Este inquérito repete-se a cada 4 anos, foi iniciado em 1995, e Portugal participa desde o início. A sua realização é coordenada, a nível europeu, por Björn Hibell do CAN (Suécia) e, em cada país participante, por um investigador que o desenvolve com o apoio de uma ou mais instituições nacionais.  
    No nosso país tem sido desenvolvido no IDT, IP (IDT, IPDT, GPCCD) com o apoio do Ministério da Educação; desde 2000, a coordenadora nacional do ESPAD é Fernanda Feijão.
    As amostras são representativas dos alunos que completam 16 anos no ano em que decorre a recolha de dados do estudo (neste caso 2011) e o objetivo do estudo é obter informação que permita acompanhar a evolução dos consumos de substâncias psicoactivas (álcool, tabaco, drogas e medicamentos) entre os adolescentes europeus.
    A recolha de dados em Portugal decorreu imediatamente a seguir às férias da Páscoa ao contrário da generalidade dos outros países participantes. A dimensão da amostra é inferior ao que é habitual (cerca de 2000 alunos, em vez de 2500) devido a constrangimentos relativos ao funcionamento das escolas, mas situa-se dentro dos limites aceitáveis.
     
    Para mais informação:
      
    ESPAD-2011-CAN_Alcool.pdf
  • Fórum Nacional Álcool e Saúde 20122/4/2012
    No próximo dia 10 de Abril, no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, Loures irá realizar-se a reunião do Fórum Nacional Álcool e Saúde que contará com a presença do Senhor Secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde Dr. Fernando Leal da Costa. 
    Trata-se de uma reunião restrita aos membros do Fórum.
     
    Programa:
    9:30     Acolhimento dos participantes
    10:00   Mensagem de boas vindas  pelo  Senhor  Secretário  de Estado Adjunto  do  Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr. Carlos Teixeira* e pelo Senhor Presidente do Fórum Nacional Álcool e Saúde, Dr. João Goulão
    10:30   Fórum Nacional Álcool e Saúde – desafios e oportunidades
                   Senhor Inspetor Geral ASAE, Dr. António Nunes*
                   Senhor Presidente ANSR, Eng. Paulo Marques
                   Senhor Diretor Geral da Educação, Dr. Fernando Egídio Reis
    12:00   Linhas orientadoras para a intervenção em meio laboral - Dr. Mário Castro - IDT, I.P.
    12:30   Almoço Livre
    14:00   Apresentação de compromissos por membros do Fórum
                   Senhor Tenente-Coronel Luís Branco - GNR
                   Senhora Enf. Teresa Barroso - Ordem dos Enfermeiros
                   Senhor George Sandeman - Sogrape Vinhos
    15:00   Súmula Global dos Compromissos
    15:30   Outros assuntos e próximos passos
    16:00   Encerramento
     
    * a confirmar

     

    FNAS2012Programa.pdf
  • Linhas Orientadoras para Intervenção em Meio Laboral9/12/2011

    ​“Segurança e Saúde do Trabalho e a Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas : Linhas Orientadoras para Intervenção em Meio Laboral"

  • Reunião do Grupo Alargado para aprovação do Documento “Linhas Orientadoras para Intervenção em Meio Laboral”25/5/2011

    11 de Maio de 2011, no Instituto de Reabilitação, Lisboa.

     

  • Fórum Nacional Álcool e Saúde15/3/2011

    ​31 de Março de 2011, no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, Loures.

  • O IDT vai formar profissionais de saúde na área do álcool10/1/2011

    A Formação de Profissionais de Saúde é um dos pontos basilares para a concretização das acções previstas no Plano Nacional para a Redução de Problemas Ligados ao Álcool, aprovado este ano em Conselho Interministerial.

  • IDT, IP galardoado com a Medalha de Mérito da ANASP6/1/2011

    ​Nomeação do IDT, IP para a medalha de mérito da Associação Nacional de Agentes de Segurança Privada, ANASP...

  • Guias de orientação para intervenção na área do álcool2/12/2010

    ​Guias de orientação para intervenção na área do álcool estão a ser preparados pelo IDT, IP...

  • Assinatura de protocolo1/12/2010
    Logo IDT

    ​IDT, IP assina protocolo com médicos de clínica geral

  • Todos de acordo na temática do álcool 1/12/2010
    fotografia

    ​assinatura da Carta de Compromisso...

  • Lançamento do Directório de Recursos do Álcool a 30 de novembro 1/12/2010
    logotipo do Diretorio do Álcool

    O Directório de Recursos do Álcool, www.directorioalcool.com.pt, instrumento aglutinador da informação sobre Álcool, foi lançado a 30 de Novembro de 2010.

  • Rede de Referenciação1/12/2010

    A rede de referenciação para os Problemas Ligados ao Álcool, instrumento construído numa lógica centrada na resposta ao utente, assegurando uma eficaz articulação entre serviços e referenciação para o tratamento, está quase finalizada...

Voltar