Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Ser Jovem

:

Paixões

Ser Jovem
  • A-
  • A
  • A+
 
Já não és uma criança, mas também ainda não és adulto...
 Na realidade pode parecer simples, mas não é! Sentes que és adulto, começas a pensar e agir de forma diferente.
No entanto, os "adultos" não te tratam como tal e sentes que todos te tratam e vêem como uma criança.
Só os amigos é que parecem entender o que se está a passar e cada vez mais gostas de estar com eles e de partilhares as tuas alegrias e tristezas. A aventura vai começar...
 
AMIZADE
  • Convives com muitas pessoas diferentes
    ilustração eu e os outros
    ...colegas, conhecidos e amigos na tua escola, na turma, no teu bairro ou nos desportos que praticas. Mas já pensaste que colegas e conhecidos são diferentes dos amigos? Os colegas e conhecidos são aquelas pessoas com quem apesar de nos darmos no dia-a-dia não significam para nós o mesmo que aqueles que consideramos realmente nossos amigos.
     
    Colegas e conhecidos são pessoas com quem convivemos frequentemente, com quem até trocamos favores, são pessoas que nos ajudam e a quem nós ajudamos mas de que não somos realmente amigos.
    De que pensas que poderá ser feita a amizade? Imagina que a amizade é uma receita culinária. Quais seriam as emoções e sentimentos que colocarias lá dentro para que o resultado fosse uma grande amizade. Pensa em 10 ingredientes e atribui-lhes um peso (em gramas) no teu cozinhado. Será um prato adocicado? Apimentado? Com muito ou pouco sal? Depois pensa na maneira como a queres servir. Seria um aperitivo? Um prato Principal? Uma sobremesa? Servirias a amizade a quente, cozinhada em lume brando ou bem fresca, vinda do frigorífico?
    Será que as amizades são todas iguais? Ou haverá algum tipo de classificação consoante a sua qualidade? 
    Então como poderemos saber se alguém é nosso "amigo de verdade"?
    Uma forma de saber é através das atitudes e dos comportamentos que têm para connosco. De entre os variadíssimos comportamentos que podem descrever os amigos, selecionámos alguns simples, e apenas a título de referência, para que possas pensar se tens este tipo de comportamentos para os teus amigos e/ou se eles o têm também para contigo.
  • Pensa por exemplo nestas questões
    Quanto mais as sentires e as partilhares mais perto estás de seres amigo de alguém ou de alguém ser teu amigo. Não te podes esquecer que o que conta é mais a atitude em si, do que a do exemplo propriamente dito.
     
    Nestes sentido, e como sabes, muitos amigos virtuais que tens nas redes sociais, porque muitos deles não estão presentes fisicamente na tua vida diária, podem não contemplar os critérios que elegeste para fazerem parte dos teus amigos reais.
  • ... e, para além de tudo disto...
    dinossauro
    ... gosta muito da tua companhia ...
     
    Não te podes esquecer, porque é muito importante, que também tens de ter as mesmas atitudes e comportamentos amigáveis que o teu amigo tem para ti, para que amizade se mantenha, se desenvolva e perdure no tempo. Sabes que existem amizades que são para toda a vida, não sabes?
Voltar