Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

2º ciclo |2013-2016|

:

detalhe

Compromissos do 2º ciclo, 2013-2016
  • A-
  • A
  • A+
 

Compromissos

 
2º CICLO |2013-2016|
DIREÇÃO-GERAL DE PESSOAL E RECRUTAMENTO MILITAR DO MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

​Título: Curso de Operadores de Prevenção de Alcoolismo e Toxicodependências (COPADT)

Sumário: O nosso compromisso envolve os seguintes pontos:
1. Realização de 2 Cursos de Operadores de Prevenção de Alcoolismo e Toxicodependência (COPATD) por ano, com o total de 60 formandos.
2. Reestruturação pedagógica do COPATD, nomeadamente com a atualização e integração de novos conteúdos temáticos; bem como a possibilidade de abertura deste curso a Entidades civis.
3. Desenvolvimento e realização de um modelo de reciclagem do COPATD para Operadores de Prevenção que realizaram o curso há mais de 5 anos.
4. Monitorização do impacto do Curso com a avaliação da atuação do Operador de Prevenção nas unidades, através de um questionário de “follow-up”, 6 meses e 12 meses após a realização do curso. 
O COPATD insere-se no Programa para a Prevenção e Combate à Droga e ao Alcoolismo nas Forças Armadas (PPCDAFA) – aprovado em 12 de outubro de 1988 pelo Conselho de Chefes do Estado Maior; a última versão foi aprovada através do Despacho nº 13043/2000 do Secretário de Estado da Defesa Nacional, publicado em Diário da República, II Série, nº 146, de 27 de junho.
O Operador de Prevenção (OP) é um elemento-chave, exemplo da descentralização em teia profilático-terapêutica do PPCDAFA.
Nas diversas Unidades ou Organismos militares, integra o Núcleo de Apoio ao Comando (NAC) para a prevenção e combate ao consumo de drogas e abuso de álcool.
Este curso tem como objetivo principal transmitir aos militares com funções de coordenação ou chefia uma perspetiva global do fenómeno da droga e do álcool, de modo a proporcionar uma adequação de atitudes/ações e desenvolver aptidões que possibilitem o reconhecimento de comportamentos que constituam indício da prática de consumo de tóxicos ou da existência de patologias – dependência química de drogas e/ou álcool.
Este curso realiza-se uma vez por ano para oficiais e outra para sargentos (apesar da estrutura global idêntica, difere na especificidade de alguns conteúdos, dado o diferente âmbito de atuação) e tem uma duração de 2 semanas na Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM) em Lisboa.
Entre outros temas são lecionados os seguintes: O Programa para a Prevenção e Combate à Droga e ao Alcoolismo nas Forças Armadas; O problema do Alcoolismo em Portugal; O cérebro humano, o álcool e as drogas; Introdução em Portugal da Tecnologia de “PAE”; O conceito de doença e Léxico na área de dependência de substâncias; A Segurança, higiene e saúde no trabalho – álcool e drogas; Os rastreios toxicológicos; A toxicologia forense – cadeia de custódia e aspetos farmacológicos; A reabilitação biopsicossocial – Modelo de Minesota em Portugal pela UTITA; Partilha e discussão interativa pelos Alcoólicos Anónimos.
No final do curso, o OP ficará incumbido de integrar e apoiar o NAC da sua unidade na área da segurança e prevenção da toxicodependência e Alcoolismo; realizar sessões e palestras de sensibilização; participar na formação de instruendos nesta área; bem como cooperar nas ações de reintegração social.
2014_12_MDN_COPADT.pdf
Voltar