Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Reinserção

:

Documentos

Reinserção
  • A-
  • A
  • A+
DOCUMENTOS
  • ​Linhas orientadoras

    Conceito Pessoa em situação de sem-abrigo -ENIPSSA - folheto

    ENIPSSA 2017-2023 – Sumário Executivo​ 

    Linhas Orientadoras para a Mediação Social e Comunitária no âmbito da Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e Dependências

    Pretende-se que este documento possa ser um instrumento operacional para os profissionais que intervêm na área da reinserção, constituindo-se como um conjunto de recomendações para o desempenho da mediação social e comunitária no âmbito dos CAD. 

    Linhas Orientadoras MSC online lr_Page_01.jpgLinhas Orientadoras para a Mediação Social e Comunitária 

     

     

    Normalização das competências das Equipas Técnicas especializadas da área de missão da Reinserção dos CRI

    Orientação Técnica n.º 3/2010/DTR/NR

    Sistematiza a intervenção das equipas de reinserção, tendo em conta a orgânica funcional dos serviços, apresentando de forma sintética o tipo de abordagem, a população alvo, os sistemas sociais, o acompanhamento e a mediação social, sistematizando também as intervenções de coordenação e a intervenção direta.

     

    Linhas orientadoras para a Intervenção Social - Modelo de intervenção

     Orientação Técnica n.º 1/2009/DTR/NR

     MIR 2009

    Este modelo de intervenção aponta para uma intervenção que contempla, concomitantemente, as dimensões individuo e sistemas sociais, onde a família tem um papel fundamental. As estratégias sistemáticas de acompanhamento e de mediação social são apontadas como fundamentais e consubstanciam-se na definição, avaliação e follow-up dos planos individuais de inserção negociados e contratualizados com o  cidadão, com base no diagnóstico social e nos interesses individuais.

     

    Linhas orientadoras para o Programa VIDA-EMPREGO

    Orientação Técnica n.º 2/2009/DTR/NR

    Esta orientação teve como objetivo promover a criação e consolidação de canais de comunicação e de articulação com os serviços regionais e locais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP,IP), numa lógica de resposta integrada o que se considera uma mais-valia para o acesso dos cidadãos às respostas e medidas que o IEFP,IP tem disponíveis para os públicos que serve. Esta orientação tem ainda como objetivo a rentabilização do Programa Vida-Emprego, pois define linhas orientadoras e procedimentos inerentes ao seu funcionamento.

     


  • Relatórios

    Conceito Pessoa em situação de sem-abrigo -ENIPSSA​ (folheto)

    ENIPSSA 2017-2023 – Sumário Executivo

    Relatórios de Monitorização das Intervenções  de Reinserção

    Estes relatórios têm como objetivo compilar e apresentar a informação recolhida ao longo do ano no âmbito do processo de monitorização das intervenções de reinserção

    Imagem: ícone de documento pdfRelatório 2018

    Relatório 2013

    Relatório 2012

    Relatório 2011

     

    Relatórios de Monitorização e Avaliação das Intervenções efetuadas junto dos utentes com Problemas Ligados ao Álcool

    Estes relatórios têm como objetivo compilar e analisar os dados recolhidos ao longo do ano, no âmbito do processo de monitorização das intervenções em reinserção efetuadas junto dos cidadãos com Problemas Ligados ao Álcool

    Relatório 2012

    Relatório 2011

     

    Relatório de acompanhamento das ações do Plano Nacional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool 2010-2012, inscritas no Plano de Atividades na área de missão da Reinserção 2011

    Com o presente relatório pretende-se fazer um ponto de situação relativo à execução das ações inscritas no Plano de Atividades 2011 da área de missão da reinserção, constantes do Plano Nacional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool 2010-2012.

    Relatório 2011

  • Manuais

    Manual de Boas Práticas em Reinserção (1º caderno) – Enquadramento Teórico

    Através da clarificação conceptual da Reinserção e da respetiva uniformização do referencial terminológico, a presente publicação pretende construir um elemento catalisador das sinergias de todas as dimensões envolvidas, contribuindo para a otimização das competências de desempenho nessa intervenção conjunta.

     

    Novas Perspetivas, Novos Horizontes: Coletânea de textos do Workshop de reinserção

    A 19 de maio de 2004 realizou-se, no Palácio do Freixo, Porto, o workshop de reinserção Novas Perspetivas, Novos Horizontes, que reuniu profissionais de todo o país para refletir e discutir a reinserção.

     

    O Trabalho Primeiro – Manual para a Empregabilidade de Utilizadores de Drogas e Recomendações para a Integração pela Educação de Pares

    Este manual de boas práticas traduz as principais conclusões alcançadas durante o projeto de investigação-ação InPar, promovido pela APDES (Agência Piaget para o Desenvolvimento) e cofinanciado pelo IDT,I.P., cujo objetivo genérico era testar uma metodologia de reinserção junto de utilizadores de drogas abrangidos por Equipas de Rua, não exigindo a abstinência dos sujeitos como ponto de partida para a sua integração.

    Os resultados obtidos têm um caráter inovador no contexto da empregabilidade das pessoas com comportamentos aditivos e dependências, demonstrando a importância do trabalho nos processos de reinserção – O Trabalho Primeiro. Destaca-se ainda a intervenção desenvolvida pelo projeto na área da Educação de Pares, cujas conclusões resultaram num conjunto de recomendações para a integração de utilizadores de drogas como educadores de pares no âmbito da área da redução de riscos e minimização de danos.

    O manual está disponível em versão eletrónica em:www.apdes.pt/files/otrabalhoprimeiro.

  • Outros documentos relevantes

    Social reintegration and employment: evidence and interventions for drug users in treatment

    (EMCDDA, Lisbon, October 2012)

    Disponível em: www.emcdda.europa.eu/publications/insights/social-reintegration

Voltar