Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Reinserção

:

detalhe

Reinserção
  • A-
  • A
  • A+
​​​
REINSERÇÃO
​LINHAS ORIENTADORAS

Linhas Orientadoras para a Mediação Social e Comunitária no âmbito da Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e Dependências

Pretende-se que este documento possa ser um instrumento operacional para os profissionais que intervêm na área da reinserção, constituindo-se como um conjunto de recomendações para o desempenho da mediação social e comunitária no âmbito dos CAD. 

Linhas Orientadoras MSC online lr_Page_01.jpgLinhas Orientadoras para a Mediação Social e Comunitária 

 

 

Normalização das competências das Equipas Técnicas especializadas da área de missão da Reinserção dos CRI

Orientação Técnica n.º 3/2010/DTR/NR

Sistematiza a intervenção das equipas de reinserção, tendo em conta a orgânica funcional dos serviços, apresentando de forma sintética o tipo de abordagem, a população alvo, os sistemas sociais, o acompanhamento e a mediação social, sistematizando também as intervenções de coordenação e a intervenção direta.

 

Linhas orientadoras para a Intervenção Social - Modelo de intervenção

 Orientação Técnica n.º 1/2009/DTR/NR

 MIR 2009

Este modelo de intervenção aponta para uma intervenção que contempla, concomitantemente, as dimensões individuo e sistemas sociais, onde a família tem um papel fundamental. As estratégias sistemáticas de acompanhamento e de mediação social são apontadas como fundamentais e consubstanciam-se na definição, avaliação e follow-up dos planos individuais de inserção negociados e contratualizados com o  cidadão, com base no diagnóstico social e nos interesses individuais.

 

Linhas orientadoras para o Programa VIDA-EMPREGO

Orientação Técnica n.º 2/2009/DTR/NR

Esta orientação teve como objetivo promover a criação e consolidação de canais de comunicação e de articulação com os serviços regionais e locais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP,IP), numa lógica de resposta integrada o que se considera uma mais-valia para o acesso dos cidadãos às respostas e medidas que o IEFP,IP tem disponíveis para os públicos que serve. Esta orientação tem ainda como objetivo a rentabilização do Programa Vida-Emprego, pois define linhas orientadoras e procedimentos inerentes ao seu funcionamento.

 


Voltar