Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

2º ciclo |2013-2016|

:

detalhe

Compromissos do 2º ciclo, 2013-2016
  • A-
  • A
  • A+
 

Compromissos

 
2º CICLO |2013-2016|
CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE

Título: ComSUMOS Académicos

Sumário: ​O compromisso com o FNAS - ComSUMOS Académicos - é um projeto de responsabilidade social do CNJ e das associações de estudantes do ensino superior na área dos estilos de vida saudáveis, especificamente na área da prevenção do consumo nocivo de álcool e promoção do desporto e exercício físico no ensino superior. Promotores do projeto: Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM); Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP); Federação Nacional do Ensino Superior Privado e Cooperativo (FNESPC); Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM); Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv); Associação Académica de Coimbra (AAC); Associação Académica de Évora (AAUE); Federação Académica do Porto (FAP), Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e Associação Académica de Lisboa (AAL). Parceiros do projeto: Serviço de Intervenção no Comportamento Aditivos e Dependências (SICAD); Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ, IP); Alcohol Policy Youth Network (APYN). O CNJ tem desenvolvido várias ações no âmbito da saúde e promoção dos estilos de vida saudáveis dos jovens. Em parceria com a plataforma europeia Alcohol Policy Youth Network (APYN), o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P) e com algumas das suas organizações membro. Desde 2009 organizou e acompanhou várias iniciativas relacionadas com os jovens e os problemas ligados ao álcool ao nível nacional e europeu. Desta forma, como Interlocutor da Juventude, reconhecido pelo Estado enquanto parceiro em matéria de políticas de juventude, o CNJ tem um papel fundamental na criação de espaços de sensibilização e capacitação dos jovens portugueses e da sua estrutura juvenil nos mais diversos temas de interesse. Desde 2011, apostou-se numa ação estratégica no ensino superior através do envolvimento das associações académicas e de estudantes e plataformas representativas como agentes de mobilização, de forma, a alcançar com sucesso o compromisso com o FNAS. O compromisso em 2011 teve como objetivo geral promover e capacitar as associações académicas/estudantes e plataformas representativas destas, com uma estratégia global de prevenção do consumo nocivo de álcool em festividades; dotar os jovens líderes destas associações com competências na área do “álcool e os jovens”; promover o desporto do ensino superior como veiculo para a adoção de estilos de vida saudáveis, que se traduziu na aposta no envolvimento de 12 atletas de alta competição e olímpicos escolhidos pelas diferentes academias representadas. Estes atletas foram embaixadores do ComSUMOS Académicos e foram parte integrante de uma estratégia de comunicação como promotores e exemplos reais de um estilo de vida saudável que concilia a vida pessoal, desportiva, académica e saúde.
Foram ainda reunidas todas as partes interessadas, parceiros nacionais e europeus para a elaboração e construção de um guia eletrónico de boas práticas (e-GBP). Este Guia cujo objetivo é inovar / complementar as iniciativas e campanhas que já são desenvolvidas por estas associações na sensibilização para o consumo nocivo de álcool, bem como, dar a conhecer ao público a que se dirige (estudantes do ensino superior) os malefícios do consumo nocivo do álcool, alternativas ao consumo em noites e festividades académicas, realçando outras atividades que sejam desenvolvidas nestes espaços que contribuam para estilos de vida saudáveis dos estudantes. Por outro lado, pretende também passar a mensagem de responsabilidade social que cada associação tem perante esta temática junto da comunidade que representa, e ainda a apresentação de medidas globais que serão tomadas nas atividades que organizam. O eGBP é uma ferramenta que se dirige fundamentalmente aos dirigentes das associações académicas e de estudantes do Ensino Superior e líderes estudantis para capacitar para as prioridades nacionais e europeias neste âmbito de intervenção.
O compromisso inicial impulsionou também a criação de um grupo de trabalho (Conselho Nacional de Juventude, Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (OPJ/ICS-UL), e o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), para a realização de um Estudo sobre “ Consumos e Estilos de Vida no Ensino Superior”.
O estudo visa a caracterização das práticas de bem-estar, saúde e estilos de vida entre os estudantes do 1º ciclo do Ensino Superior Politécnico e Universitário, público e privado, bem como das prevalências e padrões de consumo de substâncias psicoativas (álcool, tabaco, drogas e alguns medicamentos). A metodologia desenvolvida envolveu um estudo exploratório a aplicado entre Novembro/Dezembro de 2012 na Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Lisboa, tendo por base um questionário de aplicação e resposta online. A recolha de dados e mobilização dos estudantes contou essencialmente com o apoio das duas Reitorias, das Associações Académicas e das Instituições do Ensino Superior envolvidas. Com este estudo pretende-se fazer um retrato fidedigno dos estilos de vida dos estudantes do Ensino Superior, em áreas como a saúde e bem-estar, práticas desportivas e de lazer, alimentação, consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias. A apresentação pública do estudo teve lugar no dia 24 de setembro pelas 18:30 no Salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa O Compromisso de 2014-2015 dará continuidade ao trabalhado iniciado em 2011 mas contará com novas atividades, de forma a garantir uma maior visibilidade nacional não só através da introdução de novos parceiros como também através da nova estratégia delineada por todos os promotores. O EGB será renovado com uma cheklist de boas práticas de aplicação às festividades e comunicação, e será divulgado e implementado pelos promotores do projeto. Serão aplicadas as estratégias desenvolvidas pelos três grupos de trabalho do projeto: grupo das festividades, grupo da comunicação e grupo da formação no âmbito do projeto. Trabalharemos ainda para a angariação de novos parceiros e na constante monotorização e avaliação da utilização dos conteúdos do eGBP. É desta forma, que atletas/estudantes de alta competição dão a cara pelo projeto e demonstram que “É fruto de uma Vida Saudável” que se vence! (http://www.comsumos.org/). 
2014_50_CNJ.pdf
Voltar