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2º ciclo |2013-2016|

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detalhe

Compromissos do 2º ciclo, 2013-2016
  • A-
  • A
  • A+
 

Compromissos

 
2º CICLO |2013-2016|
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE FAMÍLIA (CNAF)

Título: “Seja responsável – Beba com moderação”: Enquadramento no meio familiar

​Sumário: A expressão “Seja responsável. Beba com moderação” deve constar nas mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas veiculadas pelos Media para motivar o consumidor a adoptar uma atitude responsável, segundo o CÓDIGO DE AUTO-REGULAÇÃO DA COMUNICAÇÃO COMERCIAL EM MATÉRIA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS - VINHOS E BEBIDAS ESPIRITUOSAS, estabelecido pelo Instituto Civil da Autodisciplina na Comunicação Comercial (ICAP). Esta mensagem inserida em todas as formas de publicidade a bebidas alcoólicas vincula todos os associados do ICAP e todos os subscritores e as entidades que, não sendo associados ou subscritores, tenham submetido questões à apreciação do seu Júri de Ética.
Apesar da enorme importância que reconhecemos nesta iniciativa, há um componente de subjetividade na mensagem que carece de explicação e divulgação, particularmente no meio familiar: O apelo à responsabilidade de cada um (“responsável”), a assunção de que há consumo alcoólico (“beba”) e conceito de limite ao consumo (“moderação”).
Consideramos que a explicação destes conceitos pode ser adequadamente realizada por estudantes de Medicina, atendendo a sua formação académica que inclui os aspectos bioquímicos do etanol, passa pelo estudo dos seus efeitos no sistema biológico e contempla a análise da sua repercussão social. Quer na fase pré-graduada quer futuramente enquanto médicos, são agentes com responsabilidade social na divulgação desta mensagem.
Propomos a realização de um concurso aberto a todos os estudantes de Medicina de faculdades portuguesas, para elaboração de informação sobre o conceito “Seja responsável. Beba com moderação”, sob a forma de um desdobrável (tríptico) a partir de formato A4.
O projeto vencedor do concurso será divulgado entre os associados da CNAF por via electrónica e se for possível também em versão impressa em papel. Prevê-se igualmente a divulgação em ações presenciais entre os associados da CNAF ou mais alargadamente em escolas ou unidades de saúde.

 

2016_83_CNAF_ANEM.pdf
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