Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Reinserção

:

Home Page

Reinserção

Iniciação Rápida

  • A-
  • A
  • A+
 

 REINSERÇÃO

 

 

ENQUADRAMENTO

Os percursos de inserção de indivíduos com problemas de uso e abuso de substâncias psicoativas são, caracteristicamente, lentos e sinuosos, exigindo intervenções globais e sistémicas que contribuam para a sua sustentabilidade. Nesta ótica, a abordagem no âmbito da inserção social extravasa a correção dos comportamentos e das atitudes dos indivíduos, centrando-se também na transformação, não menos profunda, das instituições, dos agentes sociais e económicos. O acompanhamento dos processos de inserção constitui por si, uma estratégia que garante a avaliação permanente do percurso, a correção de opções e o apoio de retaguarda ao indivíduo, numa lógica proactiva de prevenção da recaída

Interessa adequar as estratégias de intervenção à situação em que o indivíduo se encontra, o que se traduz na integração das intervenções entre os vários tipos de intervenção, procurando sempre garantir uma abordagem baseada numa lógica de satisfação das necessidades do individuo, adequando as respostas disponíveis às intervenções diagnosticadas como necessárias.

(In PORI (2008) Eixos de Intervenção: Componente Técnica e Financeira, Instituto da Droga e da Toxicodependência, pág. 88).

 

 

 

 



Voltar