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2º ciclo |2013-2016|

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Compromissos do 2º ciclo, 2013-2016
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Compromissos

 
2º CICLO |2013-2016|
PREVENÇÃO RODOVIÁRIA PORTUGUESA
Título: Reunião técnica: Álcool e condução

 

​Sumário: O compromisso da PRP consiste na organização e realização de uma reunião técnica sobre o tema álcool e condução. Este compromisso resulta da implementação de um projeto que a PRP realizou e nos permitiu recolher informação relevante, através da realização de observações, e de um estudo de opinião, atitudes e comportamentos auto declarados, sobre os indicadores selecionados referentes ao risco rodoviário. Entre os vários indicadores de segurança rodoviária (Velocidade, Álcool, Sistemas de retenção Peões, Luzes, 2 Rodas, Telemóvel, Pneus), destacamos para este compromisso o indicador do álcool e consequências na condução.
Neste compromisso estão contempladas 3 ações que se complementam entre si, a saber:
  • Apresentação dos resultados das observações realizadas a 5392 condutores de ambos os sexos, por idade, a nível nacional dentro e fora das localidades;
  • Apresentação de um estudo de atitude, comportamentos auto declarados e opiniões;
  • Apresentação dos resultados constantes no Observatório de Segurança Rodoviária com especial destaque para o indicador de segurança rodoviária (ISR) do álcool.
As observações foram efetuadas com a colaboração da PSP e da GNR, foram realizadas com caráter obrigatório aos condutores. Foram realizadas sessões/observações em diversos dias da semana, em diferentes horários, bem como aos fins de semana.
Estudo de atitude, comportamentos auto declarados e opiniões, foi baseado num estudo europeu – SARTRE, que é um projeto de investigação e, tem vindo a ser realizado periodicamente, com financiamento conjunto da Comissão Europeia (7º Programa Quadro) e de entidades nacionais da área da prevenção rodoviária. O projeto SARTRE, acrónimo de ‘Social Attitudes to Road Traffic Risk in Europe’, começou por analisar a segurança rodoviária na Europa em 1991, através de um único inquérito aplicado em cada um dos 15 países participantes. O segundo foi alargado, cinco anos depois, em 1996, a 19 países e o terceiro, realizado seis anos mais tarde, em 2002, englobando 23 países. No mais recente inquérito, realizado em 2010 e designado de SARTRE 4, foram abrangidos pelo estudo apenas 19 países focando-se, para além dos condutores de ligeiros, nos condutores de motociclos e outros utentes da estrada. Portugal entrou no estudo 1, 2 e 3, não tendo participado no estudo 4.
A Prevenção Rodoviária Portuguesa, procurando colmatar o fato de Portugal não ter participado no SARTRE 4, lançou o inquérito traduzido para condutores de ligeiros, motociclos e outros utentes.
Desta forma, procura-se estudar o comportamento atual dos utentes da estrada em relação à segurança rodoviária, caracterizando a evolução em Portugal das questões em análise com o SARTRE 3 (realizado em 2002) e comparar também com os outros países com base nos resultados do SARTRE 4 (em 2010).
A amostra de conveniência definida para este projeto consistiu na aplicação de um inquérito a 1,000 utentes da estrada. Destes, 600 eram condutores de veículos ligeiros, 200 condutores de motociclos e 200 outros utentes da estrada, seguindo o modelo dos estudos SARTRES. Este questionário é constituído por uma parte comum aos 3 perfis e depois uma parte específica para cada um dos utentes (condutores de veículos ligeiros, condutores de motociclos e outros utentes da estrada).
Os inquéritos contemplam diversas áreas relacionadas com as atitudes, opiniões e comportamentos dos condutores, assim como as suas experiências em relação a diversos aspetos da segurança rodoviária. Vários temas relacionados com a segurança rodoviária são tratados ao longo do projeto. No entanto, para este compromisso destacamos a temática do álcool.
2015_82_PRP.pdf
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