Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

2º ciclo |2013-2016|

:

detalhe

Compromissos do 2º ciclo, 2013-2016
  • A-
  • A
  • A+
 

Compromissos

 
2º CICLO |2013-2016|
ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO (ARSLVT) – DICAD– DOCUMENTO ELABORADA PELA EQUIPA DE COORDENAÇÃO DA DICAD, JUNTAMENTE COM CRI RIBATEJO E CRI PENÍNSULA DE SETÚBAL.
Título: Consumo de álcool e comportamentos de risco associados a eventos festivos académicos universitários
​Sumário: A DICAD, através da equipa de coordenação e as UIL - CRI Ribatejo, CRI Península de Setúbal, Unidade de Alcoologia e Unidade de Desabituação das Taipas e com a colaboração na intervenção de técnicos dos CRI Lisboa Oriental e CRI Lisboa Ocidental -, pretende realizar uma intervenção integrada de prevenção e de redução de riscos face ao consumo de álcool e comportamentos de risco associados, junto da população que frequenta os eventos festivos académicos universitários.
A intervenção decorre através da criação de equipas de Voluntários do Ensino Superior que, mediante um processo formativo e de acompanhamento técnico por parte da DICAD - ARSLVT, desenvolverão uma intervenção de proximidade junto aos frequentadores dos referidos eventos segundo um modelo de intervenção de proximidade. A formação é organizada pela DICAD e, de acordo com os diferentes locais de intervenção, com participação de outras entidades parceiras.
A formação dos voluntários tem como objetivo específico dotar os estudantes universitários de conhecimentos e atitudes que lhes permitam trabalhar com maior eficácia no domínio da prevenção e da redução de riscos e minimização de danos, numa lógica de educação de pares de forma a reduzir os riscos associados ao consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas nos eventos festivos académicos.
Na sequência da formação, a intervenção nos diferentes eventos festivos (semana académica, receção ao caloiro e/ou outros eventos) concretiza-se com as seguintes atividades:
a. Disponibilização da Unidade Móvel (da DICAD) e/ou local fixo nos eventos (cedidos pela organização) para a dinamização de algumas atividades e como local específico e fixo de apoio e encaminhamento das equipas de técnicos e de voluntários que intervêm nos recintos festivos;
b. Promover junto do consumidor de álcool, na interação circunstancial, a utilização de estratégias preventivas e de redução de riscos associados ao uso/abuso de álcool (exemplo: ingestão de alimentos, condutor designado, uso do preservativo)
c. Distribuição de preservativos e de material informativo relativo ao álcool;
d. Possibilitar ao consumidor de álcool a realização do Teste de Alcoolémia, trabalhando com o mesmo a noção de taxa de alcoolémia e a consciencialização dos riscos associados, nomeadamente à condução e sexualidade. 
2014_73_DICAD_ARSLVT.pdf
Voltar