Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Prevenção

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
PREVENÇÃO
PROGRAMA EU E OS OUTROS

O Eu e os Outros é um programa de prevenção universal dos problemas ligados ao consumo de substâncias psicoativas. Nele, as substâncias são abordadas de uma forma integrada com outras temáticas ligadas ao dia-a-dia dos adolescentes. Foi criado em 2006 por uma equipa técnica do Instituto da Droga e Toxicodependência com o apoio de parceiros de diferentes áreas e sectores e é coordenado nacionalmente pelo SICAD com o apoio/parceria regional das Administrações Regionais de Saúde.

De que é que consta? Qual é a Metodologia?

O programa assenta na exploração de narrativas interativas, isto é, histórias em relação às quais os participantes tomam decisões influenciando deste modo o desenvolvimento do enredo. Estão disponíveis 9 narrativas e para cada uma delas o programa tipo prevê no mínimo 7 sessões para a sua exploração. Cada sessão deverá ter aproximadamente uma hora e é conduzida por um dinamizador com suporte informático (computador e datashow). Foram criados  9 personagens que retratam estereótipos de culturas juvenis ou de papéis sociais. É desenvolvido um trabalho de exploração das identificações dos participantes com os diferentes personagens.

A exploração das narrativas poderá envolver pesquisa de informação, exploração da rede de respostas nas áreas temáticas abordadas e a experimentação de dinâmicas de grupo. Todos estes aspetos estão reunidos num manual de suporte à implementação do programa.  

 

Veja os relatórios do Programa Eu e Os Outros aqui

Imagem de capa de Eu e os Outros

 

 

Linhas orientadoras do Programa Eu e os Outros

 

  

 

 

Saber mais sobre o programa

Personagens
                  
 
Narrativas
                         
 
 
Ver também: www.tu-alinhas.pt
Voltar