Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Compromissos

:

detalhe

Compromissos
  • A-
  • A
  • A+
 

 Compromissos

 
COMPROMISSOS DO 1º CICLO - 2011
UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO DE TOXICODEPENDÊNCIAS E ALCOOLISMO (UTITA) - HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS (HFAR) – ESTADO MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS (EMGFA) – MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL (MDN)

​Título: Ações de sensibilização em contexto laboral – militar e civil

Sumário: A UTITA assume como uma das suas prioridades a prevenção primária no âmbito da problemática da adição, realizando, de forma regular, ações de sensibilização, informação e educação da população laboral, militar e civil, para as consequências do consumo de substâncias psicoativas e de comportamentos aditivos. Neste contexto são também desenvolvidas ações procurando promover a deteção e referenciação precoce de problemas deste foro, minimizando desta forma o impacto operacional e laboral dos mesmos.
Neste âmbito, a legislação portuguesa prevê que tanto as empresas como os próprios trabalhadores sejam promotores da segurança e saúde no local de trabalho.
As chefias ou outros elementos de apoio à direção, em contacto com os militares, militarizados ou civis, devem ter a capacidade de deteção de problemas eventualmente indicadores de consumo de risco, sendo, neste contexto, elementos centralizadores numa política de combate aos problemas relacionados com a adição em meio laboral. Desta forma considera-se que todos os elementos da hierarquia devem receber sensibilização, informação e formação.
As medidas adotadas na área do consumo de substâncias psicoativas em contexto laboral, contribuem para:
• melhorar da qualidade de vida dentro da organização;
• potenciar a eficácia e eficiência no trabalho;
• aumentar o bem-estar e satisfação dos trabalhadores. 
05 UTITA 042017.pdf
Voltar