Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

3º ciclo |2017-2020|

:

detalhe

Compromissos do 3º ciclo, 2017-2020
  • A-
  • A
  • A+
 

 COMPROMISSOS

 
COMPROMISSOS DO 3º CICLO | 2017-2020 |
CRUZ VERMELHA PORTUGUESA

​Título: Pela Prevenção

​Sumário: Na população portuguesa, o consumo de bebidas alcoólicas é socialmente aceitável, existindo uma elevada prevalência de consumo e de patologias direta ou indiretamente relacionadas com o mesmo.
No ESPAD 2015 - European School Survey Project on Alcohol and Other Drugs, 2015 – consta que 71% dos alunos portugueses de 16 anos já tinham tomado alguma vez bebidas alcoólicas, e 66% e 42% fizeram-no nos últimos 12 meses e últimos 30 dias. Cerca de 22% embriagaram-se nos últimos 12 meses. Nos últimos 30 dias, 20% tiveram consumos binge e 9% situações de embriaguez. Estes números parecem-nos preocupantes, justificando uma intervenção preventiva na população juvenil escolar.
O consumo abusivo de bebidas alcoólicas tem consequências negativas ao nível do rendimento escolar e/ou profissional, das relações interpessoais e da própria integridade física.
Os consumidores têm, de um modo geral, uma perceção distorcida dos riscos efetivos associados ao seu padrão de consumo.
O projeto “Copos, quem decide és tu!” é direcionado para a prevenção do uso, com especial ênfase na prevenção do consumo abusivo, tendo em consideração os padrões atuais de consumo e os contextos em que ocorrem, na população juvenil portuguesa.
Tendo os jovens uma baixa perceção dos riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas, importa intervir de forma a tornar esta perceção mais ajustada ao risco efetivo do consumo. Daí a intervenção do projeto “Copos, quem decide és tu!”, visar os propósitos de: prevenir o abuso, informar/sensibilizar, intervir em meio escolar, educar pelos pares, intervir de acordo com os contextos e os padrões de consumo e intervir ao nível da perceção do risco, disponibilizando de forma lúdica e não moralista informação cientificamente credível, contribuindo, assim, para o exercício de assertividade e cidadania por parte dos/as mais jovens.
O alcoolismo é, portanto, um dos problemas sociais mais generalizados e para o qual todas as intervenções, em qualquer momento do ciclo de vida, são importantes para minimizar o impacto que terão na comunidade do futuro.
64 CVP.pdf
Voltar