Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

1º ciclo |2010-2012|

:

detalhe

Compromissos do 1º ciclo, 2010-2012
  • A-
  • A
  • A+
 

 Compromissos

 
COMPROMISSOS DO 1º CICLO - 2011
INSTITUTO S. JOÃO DE DEUS (ISJD)

​Título: Realizar 10 sessões de esclarecimento acerca do álcool e os efeitos do seu consumo para jovens dos 14 aos 25 anos. (2-3 sessões por Casa de Saúde do ISJD)

​Sumário: Este compromisso pretende enquadrar-se na assistência que o ISJD presta a doentes com síndroma de dependência alcoólica. O Instituto S. João de Deus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada a 11 de Novembro de 1977, com aprovação dos seus Estatutos por despacho do Ministro dos Assuntos Sociais, publicado em Diário da República, nº288, II Série. Foi criado para proceder à gestão hospitalar dos Estabelecimentos Hospitalares da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira.
A atuação do Instituto S. João de Deus é de âmbito nacional, prosseguindo fins de saúde, assistência, reabilitação e reinserção social nos seus 8 Estabelecimentos Hospitalares/Obras Apostólicas.
Assim, e segundo o art. 2º dos seus Estatutos, presta serviço de psiquiatria e saúde mental, alcoologia, toxicodependência, cirurgia e ortopedia, prestação de cuidados em geriatria e sem-abrigo.
A Casa de Saúde do Telhal (CST), Casa de Saúde S. João de Deus (CSSJD), Casa de Saúde S. Miguel (CSSM) e Casa de Saúde S. Rafael (CSSR) são as Obras Apostólicas do ISJD onde se assistem pessoas com síndroma de dependência alcoólica através de um programa estruturado de recuperação em internamento, e situam-se, respetivamente, em Mem Martins, no Funchal, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.
Nestes centros de recuperação assistem-se pessoas com dependência alcoólica através de um programa de tratamento e recuperação baseado num modelo teórico integrador, bio-psico-social-espiritual que assume como referência o Modelo Minnesota de intervenção.
 
2011 31 ISJD.pdf
Voltar