Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

1º ciclo |2010-2012|

:

detalhe

Compromissos do 1º ciclo, 2010-2012
  • A-
  • A
  • A+
 

 Compromissos

 
COMPROMISSOS DO 1º CICLO - 2011
MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL/GCPCTFA (MDN)

​Título: Curso de Operadores de Prevenção de Alcoolismo e Toxicodependências (COPATD)

​Sumário: O COPATD insere-se no Programa para a Prevenção e Combate à Droga e ao Alcoolismo nas Forças Armadas (PPCDAFA) – aprovado em 12 de Outubro de 1988 pelo Conselho de Chefes de Estado-Maior; última versão aprovada por despacho n.º 13043/2000 do Secretário de Estado da Defesa Nacional, publicado no Diário da República, II Série, n.º 146, de 27 de Junho.
O Operador de Intervenção é um elemento-chave e exemplo da descentralização em teia profilático-terapêutica do PPCDAFA. Nas diversas Unidades/ Entidades ou Organismos militares, integra o Núcleo de Apoio ao Comando para a prevenção e combate ao consumo de drogas e abuso de álcool.
O COPATD destina-se a pessoal com funções de chefia, visando transmitir uma perspetiva global do fenómeno da droga e do álcool, de modo a proporcionar uma adequação das atitudes/ações e desenvolver aptidões que possibilitem o reconhecimento de comportamentos que constituam indício da prática do consumo de tóxicos ou da existência de patologias – dependência química de drogas e/ou álcool.
O Curso tem uma duração de 2 semanas na Escola de Serviço de Saúde Militar em Lisboa. Entre outros temas são lecionados os seguintes: O Programa para a Prevenção e Combate à Droga e ao Alcoolismo nas Forças Armadas; O problema do Alcoolismo em Portugal; O cérebro humano, o álcool e as drogas; Introdução em Portugal da Tecnologia de “PAE”; O conceito de doença e Léxico na área de dependência de substâncias; A Segurança, higiene e saúde no trabalho – álcool e drogas; Os rastreios toxicológicos; A toxicologia forense – cadeia de custódia e aspetos farmacológicos;¸A reabilitação biopsicosocial – Modelo de Minesota em Portugal pela UTITA; Partilha e discussão interativa pelos alcoólicos Anónimos
 
2011 21 MDN.pdf
Voltar