Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

1º ciclo |2010-2012|

:

detalhe

Compromissos do 1º ciclo, 2010-2012
  • A-
  • A
  • A+
 

 Compromissos

 
COMPROMISSOS DO 1º CICLO - 2011
CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE

​Título: ComSUMOS Académicos

​Sumário: O CNJ enquanto plataforma representativa de organizações juvenis de âmbito nacional trabalha em prol dos interesses dos jovens portugueses, sendo reconhecido pelo Estado enquanto parceiro em matéria de políticas de juventude.
De acordo com a missão apresentada do CNJ, este tem desenvolvido várias acções no que concerne aos Estilos de Vida Saudáveis dos Jovens, e principalmente na área do álcool. Em parceria com a plataforma europeia Alcohol Policy Youth Network (APYN), o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT, I.P) e com o Instituto Português da Juventude (IPJ, I.P) e com algumas das suas organizações membro organizou e acompanhou em 2010 várias iniciativas relacionadas com os jovens e os problemas ligados ao álcool ao nível nacional e europeu.
Por um lado, como Interlocutor da Juventude e ao mesmo tempo com a responsabilidade de acompanhar as políticas de juventude, esta plataforma tem também um papel fundamental na criação de espaços de sensibilização e capacitação de jovens e estruturas para o empoderamento de várias temáticas.
Acreditamos que das organizações membro que esta plataforma representa e, também, porque achamos que devemos apostar no ensino superior, as associações académicas, de estudantes e plataformas representativas destas são uma mais-valia no contributo para o compromisso que apresentamos de seguida, bem como enquanto agentes de mobilização, de contacto directo com um público onde ainda, nos dias de hoje existe um elevado número de binge drinkers, porque são também estas organizações que promovem espaços onde o consumo está mais presente e, ainda, são estas estruturas que podem e têm a responsabilidade de promover estilos de vida saudáveis junto dos que representam.
O Compromisso a que o CNJ se propõe durante o ano de 2011-2012 para com o Fórum do Álcool e Saúde, tem como objectivo geral promover, capacitar e empoderar as associações académicas, de estudantes e plataformas representativas destas, numa estratégia global de prevenção do consumo nocivo de álcool em festividades que organizem; dotar os jovens líderes destas associações de competências na área do “álcool e os jovens”; promover o desporto do ensino superior como veículo para a adopção de estilos de vida saudáveis. Uma outra aposta deste Projecto tem sido o envolvimento de 12 atletas de alta competição e olímpicos escolhidos pelas diferentes academias aqui representadas. Estes atletas, embaixadores do ComSUMOS Académicos, são integrados numa estratégia de comunicação como promotores e exemplos reais de um estilo de vida saudável que concilia a vida pessoal, desportiva, académica e saúde.
Neste sentido, pretendemos reunir as organizações académicas (infra descritas em “número de indivíduos”) e ainda, os parceiros que temos vindo a trabalhar, neste último ano, para a elaboração e construção de um guia de boas práticas electrónico (e-GBP), cujo objectivo é inovar / complementar as iniciativas e campanhas que já são desenvolvidas por estas associações na sensibilização para o consumo nocivo de álcool, bem como, dar a conhecer ao público a que se dirige (estudantes do ensino superior) os malefícios do consumo nocivo do álcool, alternativas ao consumo em noites e festividades académicas, realçando outras actividades que sejam desenvolvidas nestes espaços que contribuam para estilos saudáveis dos estudantes. Por outro lado, pretende também passar a mensagem de responsabilidade social que cada associação tem perante esta temática junto da comunidade que representa, bem como a apresentação de medidas globais que serão tomadas nas actividades que organizam.
A área de formação deste projecto, e a qual se dirige fundamentalmente a dirigentes destas organizações, tem como objectivo capacitar os líderes estudantis para as prioridades nacionais e europeias nesta área.
Numa perspectiva de continuidade e sustentabilidade deste projecto e ao mesmo tempo para dar resposta a várias questões que se colocam nos grandes temas abrangidos, Consumos e Estilos de vida no ensino superior, pretende-se criar um espaço de diálogo estruturado entre jovens estudantes e decisores técnicos e políticos assim como chamar ao mesmo espaço diferentes entidades estatais que têm a tutela destes temas ou mesmo entidades públicas que suportam acções relacionadas, em Portugal.
 
2011 08 CNJ.pdf
Voltar