Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

ENPCAD

:

Oradores

Encontro Nacional de profissionais de CAD
  • A-
  • A
  • A+
​​​​Encontro Nacional de profissionais de CAD
 

Oradores

 
  • Abel Carreira

    imagem de Abel Carreira

    É Diretor de Serviços de Promoção da Inovação na Gestão, na Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) e membro da equipa de coordenação do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP).

    Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Social e das Organizações, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com grau atribuído de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.

  • ​Adriana Curado

    adriana.png
    ​Formação em psicologia e saúde pública.

    Trabalha no GAT e está envolvida há vários anos em projetos de redução de danos e políticas de drogas.

    Atualmente co-coordenadora e psicóloga no Programa de Consumo Vigiado de Lisboa, uma parceria entre o GAT, Médicos do Mundo e Câmara Municipal de Lisboa.

  • ​Álvaro Pereira

    Médico de Família, Assistente Graduado Sénior, licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1974. 

    Desde 1984 que presta cuidados a doentes consumidores de substâncias psicoactivas, primeiro no contexto do Centro de Saúde, depois nas estruturas do Ministério da Saúde que ajudou a criar no Algarve, atividade a que se dedica em exclusivo desde 1995.

    Foi Diretor do Centro de Saúde de Olhão (1988/95) e do CAT do Sotavento (1995/2007); Integrou o Conselho Consultivo do Instituto de Clínica Geral da Zona Sul; foi membro da Direção do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos (1994/99) e seu Presidente (1998/99); Formador em Cuidados de Saúde Primários pela OMS-Europa (1986); Foi Presidente da ANIT – Associação Nacional dos Intervenientes em Toxicodependência; foi membro da Direção da ERIT – Federação Europeia de Associações Nacionais de Intervenientes em Toxicodependências. Foi Diretor da Unidade de Desabituação do Algarve do IDT -Instituto da Droga e da Toxicodependência (desde 1996) e Responsável Clínico Regional do Algarve do IDT.

  • Ana Soledade

    L​icenciada em Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa, é responsável pela área da Prevenção no Centro de Respostas Integradas de Leiria, da DICAD da ARS do Centro, I.P. É profissional na área da prevenção de CAD, desde 2001. Coordenadora e Mentora do Like Saúde – Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependências em execução nos concelhos de Leiria, Pombal, Batalha e Porto de Mós e alargado aos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no ano letivo 2019/2020.

    Exerce funções de Docência na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, desde 2006, e colabora com a Universidade Aberta Portuguesa, desde 2018. É investigadora, com vários artigos científicos apresentados e publicados, em Congressos nacionais e internacionais. É avaliadora, consultora e formadora de projetos na área social, da adolescência e da prevenção de comportamentos de risco a professores, técnicos de saúde e da área social.​

  • Carla Frazão

    foto carla frazão.png
    Assistente social /mestre em sociologia – exerce funções na Equipa de Coordenação da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências da ARSLVT, na área da prevenção. Trabalha na área dos comportamentos aditivos desde 1997, sendo que exclusivamente na área da prevenção deste 2008. Coordenou Equipas de Prevenção tanto a nível local, como a nível regional (de 2008 a 2019). 

  • Carla Silv​a

    Licenciada em Ciências Sociais e Humanas, pela Universidade Aberta, Pós-graduada em Gestão de Instituições Particulares de Solidariedade Social. Fundadora e membro do conselho de administração da ART – Associação de Respostas Terapêuticas, onde exerce funções enquanto Diretora-Geral desde 1999. Presidente da Direção da IPSS, PLACE TO BE – Associação de Solidariedade Social com valência em Casa de Acolhimento Residencial Especializado e empresa de reinserção. Integra a Comissão Diretiva da POCAD – Plataforma das Organizações Intervenientes nos Comportamentos Aditivos e Dependências desde a sua constituição.

  • Catarina Antunes

    catarina antunes.png 

    Enfermeira Coordenadora da Unidade de Alcoologia de Lisboa (DICAD ARSLVT).

    Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

    Membro da IntNSA Portugal – Associação Portuguesa dos Enfermeiros dos comportamentos aditivos.

    Terapeuta Familiar membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

  • ​Cláudia Maia

    claudiamaia.jpg
    Coordenadora da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da ARS Algarve, IP.

    Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde.

    Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.

    Exerce na área dos Comportamentos Aditivos e Dependências há 23 anos. 

  • Domingos Duran
    duran.png
    Psicólogo Clínico, Chefe de Divisão de Intervenção Terapêutica da Direção de Serviços de Planeamento e Intervenção doSICAD. Tem desenvolvido actividade clínica há mais de 20 anos na área de dependências, bem como na formação e supervisão de profissionais envolvidos nesta área. Exerceu cargos de função técnica e de supervisão em diversas entidades que intervêm na área dos Aditivos e Dependências nas áreas de Tratamento e Redução de Risco e Minimização de Danos. Tem participado em diversos estudos nesta área, como investigador e também como consultor. Sob a sua responsabilidade como Chefe de Divisão de Intervenção Terapêutica do SICAD foram desenvolvidas orientações para intervenção sobre o jogo patológico, bem como documentos conceituais sobre o Jogo Responsável.
  • Eduarda Ferreira

    Eduarda Ferreira 

    Membro da equipa portuguesa da rede EU Kids Online, é Psicóloga Educacional e investigadora no CICS.NOVA – Centro Interdisciplina de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem formação de base em Psicologia Educacional, mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning e doutoramento em Geografia Humana. Os seus interesses de investigação estão relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, práticas geoespaciais em ambiente online, inclusão digital e igualdade de género

     

  • ​Elsa Belo

    elsabelo.jpg
    Técnica Superior de Serviço Social graduada pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, 1998.

    Diretora Técnica em Ares do pinhal, ONG e no Projeto Programa de Substituição de Baixo Limiar de Exigência da Cidade de Lisboa  (2015 – 2019).


    Desenvolvimento da estratégia de tratamento das doenças infectocontagiosas da Associação Ares do Pinhal desde 1998.


    Técnica Superior de Serviço Social em  “Prevenção do Uso de Drogas e outras sunstâncias no meio Escolar”, Município de Santarém,  Projeto do  IDT (now SICAD) (2004 - 2005).


    Construção de um diagnóstico social sobre a dimensão do problema em toda a Cidade de Lisboa e identificação de focos problemáticos e suas consequências, Administração Regional de Saúde de Lisboa – Dicad – 2017.


    Formação de médicos Internos de psiquiatria das Equipas de Tratamento (SICAD, ARSLVT) desde 2016 até à data.

  • ​Elsa Lavado

    Elsa Lavado

    Trabalha na área dos comportamentos aditivos na Divisão de Estatística e Investigação, do SICAD. Tem formação de base em Estatística e Investigação Operacional, e é autora e coautora de vários estudos sobre diversos aspetos dos comportamentos aditivos, com destaque para a área epidemiológica. É atualmente a responsável pelo ECATD-CAD, estudo de referência sobre a população jovem estudante, sendo a representante portuguesa no ESPAD Group.​

  • Helder Joel Rodrigues São João
    Foto Helder São João.jpg
    Enfermeiro desde 1993, especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica desde 2008 e possui o Curso de Liderança em Enfermagem e Saúde, pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros. 
    Iniciou as suas funções no Hospital Santa Maria Maior – Barcelos, passando pela ULSAM, EPE e atualmente exerce funções no CRI de Viana do Castelo, área onde se mantém há 19 anos. 
    Atualmente exerce funções de chefia de enfermagem e integra a Comissão Executiva Permanente da Direção de Enfermagem da DICAD – ARS Norte, IP. 
    Foi coordenador da equipa de Redução de Riscos e Minimização de Danos de 2008 a 2011, sendo atualmente o responsável distrital por esta área de intervenção. Nesta área lidera o projeto multi-institucional “Consumos Controlados”, de intervenção nos contextos recreativos, projeto este, premiado com reconhecimento de Boa Pratica, atribuído pelo Fórum Nacional Álcool e Saúde e pela Ordem dos Enfermeiros.  
    Tem colaborado com as escolas superiores de enfermagem do Porto e de Viana do Castelo no âmbito da disciplina/seminários de Enfermagem de Saúde Mental e Dependências, dos cursos de especialização. 
    Integrou o Grupo de trabalho nacional para criação do primeiro Catálogo CIPE®, linguagem classificada de Enfermagem em Comportamentos Aditivos e Dependências.  
    É coordenador nacional do Grupo de Trabalho para os Sistemas de Informação em Enfermagem para os Comportamentos Aditivos e Dependências e sua integração no SIM – Sistema de Informação Multidisciplinar. 
    Atualmente colabora com a DICAD, coordenando da monitorização do rastreio da infeção VIH/Sida, pela metodologia ADR (Aconselhamento, Diagnostico e Referenciação). 
    Integra o grupo regional designado pela DICAD para a elaboração das Linhas Orientadoras para os Programas Terapêuticos com Agonistas Opiáceos.  
    Integrou o Grupo trabalho nacional, designado pelo SICAD, para a definição das Linhas de Orientação Técnica para a Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências sem Substância: A Perturbação de Jogo. 

  • Irene Reis

    Irene Reis

    Licenciou-se em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 2004. Pós graduada em Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, pela Escola Superior de Educação João de Deus, em 2009.

    De 2005 a 2017 esteve integrada nos quadros da Autarquia do Montijo, exercendo funções a tempo inteiro na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montijo (CPCJ Montijo), tendo entre 2011 e 2017 assumido a presidência da mencionada CPCJ.

    De 2017 até à presente data, exerce funções na Divisão de Intervenção Terapêutica do SICAD, apoiando na monitorização das Comunidades Terapêuticas com contratos de convenção com o SICAD; no acompanhamento de Projetos no âmbito do Programa Operacional de Respostas Integradas, integrando o Grupo de Trabalho dinamizado pelo SICAD para a elaboração do documento “Linhas de Orientação Técnica: Intervenção em Crianças e Jovens com Processos de Promoção e Proteção no âmbito dos Comportamentos Aditivos e das Dependências”.

     

  • ​Isabel Prata

    isabelprata.jpg
    Psicóloga Clínica - Psicoterapeuta - Psicanalista.

    Trabalho desde 1984 na área dos CAD. 

    Comecei por trabalhar numa consulta especializada em Terapia Familiar, depois na Comunidade Terapêutica do Restelo, voltei ao tratamento em ambulatório em 2001 e desde 2010 trabalho na Área da Prevenção. Atualmente estou na Equipa de Coordenação da DICAD da ARSLVT, como Responsável pela Área da Prevenção, há cerca de dois anos. 

    Para além do trabalho clínico e da prevenção, colaborei em diversos projetos no âmbito dos serviços, nomeadamente  o Curso de Formação em Dependências do SPTT e o acompanhamento da formação de especialidade dos Psicólogos Técnicos Superiores de Saúde. Mais recentemente tenho dado formação em Entrevista Motivacional a vários grupos de técnicos e oriento grupos de supervisão clínica no âmbito das equipas de tratamento.

  • ​Joana Alves

    joana alves.jpg
    É licenciada em Direito, na área de Ciências Jurídico-Criminais, pela Universidade Lusíada do Porto.

    Além de outros, tem ainda o Curso Superior de Medicina Legal, pelo Instituto de Medicina Legal do Porto; a Pós-Graduação em Direito Penal da Empresa, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica; o 1º ano do Curso de Mestrado em Direito Judiciário, pela Escola de Direito da Universidade do Minho e frequenta atualmente, já na fase final, o Curso de Especialização em Administração Hospitalar, pela Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa. 

    Foi advogada até passar a exercer funções como Vogal e Jurista na Comissão para Dissuasão da Toxicodependência de Braga, desde junho de 2001.

    Fez parte do grupo de trabalho, composto por juristas, designado pelo SICAD – Serviço de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, com vista à atualização das linhas de Orientação sobre Harmonização dos Procedimentos Jurídicos nas Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência.

    Participou como oradora em alguns eventos dos quais se destaca o Fórum  Ibero-Americano do Parlamento Europeu dos Jovens  sobre o tema Committee on organized crime e  na Conferência Final do projeto “Democracy, Cities & Drugs II – Rede Nacional Portuguesa”, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos. 

    É formadora convidada pelo Comando Territorial da GNR de Braga em ações de formação interna da GNR sobre a temática do Enquadramento Legal do consumo e posse para consumo de substâncias ilícitas.

  • ​Joana Vilares

    Joana Vilares 

    Trabalha atualmente na APDES como coordenadora da equipa de rua GIRUGaia. Coordena ainda a Rede Nacional R3- Riscos Reduzidos em Rede. É Assistente Social em CAD há 12 anos e Mestranda em Sociologia. Desenvolveu intervenção na área da Prevenção e Reinserção mas foi na Redução de Riscos e Minimização de Danos onde desenvolveu e aprofundou experiência e saber na Intervenção direta e na Investigação para ação, em diferentes territórios

  • João Bezerra Silva

    bezerra.png
    Diplomata de carreira desde 2010 e exerce, desde 2017, funções como Conselheiro na Missão Permanente de Portugal às Nações Unidas em Viena, ocupando-se inter alia das negociações relativas ao problema mundial da droga. Esteve ativamente envolvido nas negociações da Declaração Ministerial da Comissão de Estupefacientes (CND) de 2019, nas várias resoluções adotadas pela CND e na operacionalização dos compromissos assumidos na Declaração Final da Sessão Especial das Nações Unidas de 2016.

  • João Goulão

    João Goulão

    Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool e Diretor Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, foi Presidente do Conselho de Administração do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) de 2010 a 2015 e tem uma longa experiência no contexto internacional da Organização das Nações Unidas.

    Médico de profissão, o Dr. Goulão tem mais de 20 anos de experiência em matéria de política de Drogas, trabalhando na área desde 1987 como médico de Clínica Geral, sendo por isso toda a sua vida profissional dedicada às temáticas da Droga e da Saúde. Integrou igualmente a Comissão que em 1999 preparou o relatório, a partir do qual a primeira Estratégia Portuguesa de Luta contra Droga foi elaborada e que incluiu a proposta de Descriminalização.

  • ​João Nuno Faria

    nunofaria.jpg
    Formado em psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, seguiu o seu percurso formativo na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, onde realizou pós graduação em psicoterapia com crianças e adolescentes e onde atualmente é formador e supervisor clínico. Lecciona módulos de formação dedicados às estratégias facilitadas da comunicação e relação terapêutica, assim como sobre as perturbações da ansiedade típicas da infância e da adolescência. 

    Atualmente coordenador do núcleo de intervenção no comportamento online no PIN-Progresso Infantil, onde exerce psicologia clínica em torno das temáticas associadas ao Cyberbullying e à Adição à Internet e vídeojogos. 

    Coordenador do Projeto iCare, desenvolvido pelo PIN - Progresso Infantil,bcom objetivos de criação e implementação de estratégias debacompanhamento à distância, abrangendo áreas como as consultas online, o e-learning, a criação de site dedicado às perturbações do desenvolvimento e ao desenvolvimento de aplicações clínicas e pedagógicas.

  • Jorge Barbosa

    Jorge Barbosa

    Coordenador Técnico do CRI Porto Oriental (ARS Norte, I.P.).

    Professor Especialista na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa.

    Colaborador do Centro de Investigação Catolica Research Center for Psychological, Family and Social Wellbeing-

  • José Quaresma

    Juiz Desembargador e docente no Centro de Estudos Judiciários.

  • Ludmila Carapinha

     

    Psicóloga, trabalha na área dos comportamentos aditivos e dependências desde 2004. Em 2013 integrou a Divisão de Estatística e Investigação do SICAD, onde tem desenvolvido estudos principalmente sobre o consumo e os consumidores de substâncias psicoativas, utilização da internet e videojogos.

  • Luís Machado

    Luís Machado

    Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;

    Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;

    Pós-Graduação em Psicoterapias cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;

    Doutorando em Psicologia Aplicada na Universidade do Minho;

    Especialista em Psicologia do trabalho e das Organizações pela Ordem dos Psicólogos Portugueses;

    Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses;

    Colaborador da Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;

    Formador na UMinhoExec – School of CEO´s;

    Formador na área comportamental principalmente para técnicos de saúde e trabalhadores públicos;

    Coordenador da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico e Clínico do Centro de Solidariedade de Braga – Projecto Homem;

    Diretor Clínico e Técnico da Comunidade Terapêutica do Projecto Homem do Centro Social Interparoquial de Abrantes;

    Psicólogo da equipa de saúde ocupacional da Câmara Municipal de Guimarães.

    Membro da Comissão Diretiva da Plataforma das Organizações Intervenientes nos Comportamentos Aditivos e Dependência (que representa as Comunidades Terapêuticas de Portugal).

  • Madalena Cruchinho

    Assessora no Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social.

  • ​Manuel Car​doso

    Manuel Cardoso

    Manuel Ribeiro Cardoso é Subdiretor-geral do SICAD desde fevereiro de 2012 e membro da Comissão Executiva do Instituto das Drogas e da Toxicodependência de 2005 a 2012. É; igualmente, secretário geral do FNAS.

    Médico de profissão e consultor ​de saúde pública, com pós-graduação em Medicina do Trabalho e Gestão de Saúde, tem 20 anos de experiência em questões de saúde, drogas e á​lcool e, desde 1998 ocupa cargos de gestão na administração pública. 

    A nível internacional, representou Portugal no “Comité de Política e Ação Nacional do Álcool” e foi o coordenador executivo da Ação Conjunta RARHA.​

  • ​Natália Nogueira

    natalia.png
    Psicóloga Clínica, formada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutorada em Psicologia Clínica e da Saúde.Possui especialidade pela ordem dos psicólogos em Psicologia Clínica e Psicologia Educacional.

    Especialidade avançada em Psicologia Comunitária, Psicologia da Justiça e  Neuropsicologia.

    Tem sido orientadora de estágios académicos e estágios profissionais da ordem dos psicólogos.

    Tem leccionado como professora convidada, disciplinas na área da psicologia na Universidade da Beira Interior.

    Ampla experiência de formação e investigação. Trabalha na área das dependências desde 1999, atualmente a exercer funções no CRI de Castelo Branco, ET da Covilhã. 

  • Nuno Terenas

    nunoterrenas.jpg
    Mestre em Relações Interculturais. Pós-Graduado em Gestão Autárquica e Modernização. Licenciado em Psicologia com especialização em Psicologia Social e das Organizações.
     

    Exerce funções de Psicólogo na Divisão de Gestão de Recursos no Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

    Exerceu funções de Psicólogo na Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) na Divisão de Gestão Previsional e de Competências e no Departamento de Recursos Humanos na Divisão de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Almada.

    Participou no Recrutamento Centralizado na Administração Pública organizado pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.

    Colaborador nas campanhas “Locais de trabalho seguros e saudáveis de 2016-2017 – Locais de trabalho saudáveis para todas as idades” e “Locais de trabalho seguros e saudáveis” 2014-2015 – Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stresse, organizado pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com Especialidade em Saúde Ocupacional e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.

    Formador e e-Formador com Certificado de Competências Pedagógicas de Formador atribuído pelo IEFP.

  • ​Paula Alexandra Salgueiro dos Santos

    Paula_santos.jpg
    Licenciada em Psicologia pela Univer
    sidade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

    Com Mestrado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela mesma Faculdade, sob orientação do Prof. Doutor Adriano Supardo Vaz Serra.

    Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

    Especialista em Neuropsicologia Clínica, pela Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia.

    Com “Postgrado sobre consumo y dependencia de drogas" pela Universidad de Extremadura (Faculdad de Medicina - área de psiquiatria)

    Iniciou funções no SPTT em novembro de 1996, tendo passado pelas equipas de Beja, Aveiro, Torres Vedras e UD - Centro das Taipas, onde se encontra desde junho de 2011.

    Reconhecida como especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, pela OPP.

    Reconhecida como especialista em Neuropsicologia, pela OPP.

  • Paula Carriço
    Paula Carriço 
    Coordenadora Técnica do CRI de Coimbra ARSC, IP - Centro de Respostas Integradas de Coimbra. Médica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, assistente graduada em psiquiatria. Sócia didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e vogal da direção. Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
  • Paulo Jesus

    Paulo Jesus

    Mestre - Desenvolvimento Pessoal e Social Pós graduação em Pedagogia. Atualmente exerce funções de Coordenador do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central da ARS Alentejo. Acumula, nesta organização, funções de Responsável da Equipa de Prevenção e Intervenção Comunitária Coordenador Regional para a área da Prevenção e Intervenção Comunitária da DICAD Alentejo Coordenador do Programa Regional de Controlo e Prevenção do Tabagismo da ARS Alentejo - 2012 - 1015. Diretor da Unidade Prevenção do Instituto Português da Droga e Toxicodependência - 2006 – 2009 Técnico Responsável do Núcleo de Évora do Instituto Português da Droga e Toxicodependência - 2002 – 2006 Técnico do Núcleo distrital de Évora do Projeto Vida - 1993 - 2000​​

  • Pedro Simões Coelho

    Tem Agregação em Estatística (NOVA), Doutoramento em Estatística (na especialidade de Sondagens e Estudos de Mercado), Mestrado em Estatística e Gestão de Informação e Licenciatura em Engenharia de Sistemas Decisionais. É atualmente Diretor e Professor Catedrático da NOVA Information Management School (NOVA IMS). Pedro Simões Coelho é igualmente investigador do Centro de Estudos em Gestão de Informação (CEGI) dessa universidade e Professor Visitante da Faculty of Economics - Ljubljana University (FELU).

  • Sofia Albuquerque​

    sofiapik.jpg
    Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA (2000), realizou mestrado na área das dependências (2009). 

    Trabalha há 20 anos na área dos comportamentos aditivos e dependências, integrando desde o início a equipa que implementou as Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT). 

    Exerceu funções na área do tratamento dos comportamentos aditivos e dependências, nos serviços centrais do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e na consulta de ambulatório da Unidade de Desabituação Centro das Taipas. 

    Colaborou, enquanto psicóloga clínica, com a equipa de Pedopsiquiatria do Hospital de Santa Maria e foi formadora em projetos de prevenção de comportamentos de risco e promoção da saúde.

    Atualmente é responsável pela área da Dissuasão no SICAD, coordenando a equipa que presta apoio e orientação às CDT.

  • Sofia Borges Pereira

    Sofia-Pereira - FOTO (1).jpg.png
    Llicenciada em Serviço Social (Instituto Superior Bissaya Barreto, Coimbra), é Técnica Superior do quadro do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, possuindo o Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP). Atualmente, é Chefe do Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade do XXII Governo Constitucional [desde setembro.2020].


    Foi Vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, I.P. [maio.2016 a agosto.2020], responsável pelas áreas de Desenvolvimento Social, de Arquitetura e Engenharia, de Fiscalização e de Planeamento e Estratégia no que respeita aos processos de equipamentos e respostas sociais e ao Fundo de Socorro Social, bem como de Programas nacionais e comunitários de investimento como o PARES, e de proteção e desenvolvimento social como o PROCOOP, o POAPMC, os CLDS, ADAPTAR SOCIAL +, entre outros.


    Foi Presidente da Comissão de Coordenação do Sistema de Intervenção Precoce na Infância, Coordenadora do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional Para a Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo 2017-2023 e da Autoridade Central para a Adoção Internacional, entre outras. Integrou o Conselho Nacional para as Políticas de Solidariedade e Segurança Social, a Comissão Nacional de Cooperação, o Conselho de Gestão do Fundo de Reestruturação do Sector Solidário, o Conselho Institucional da Santa Casa Misericórdia de Lisboa, o Conselho Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas, o Conselho Consultivo para as Migrações do Alto Comissariado para as Migrações, o Conselho Consultivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., o Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde. Representou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no Conselho Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, na Comissão Técnica Multidisciplinar para a Melhoria da Prevenção e Combate à Violência Doméstica, na Comissão de Aconselhamento da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, no Conselho Nacional da Proteção Civil e na Subcomissão para Acompanhamento da Situação Epidemiológica COVID-19, no Grupo de Coordenação da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, no Conselho Nacional de Saúde Mental, na Comissão Técnica de Acompanhamento da Reforma da Saúde Mental, na Comissão Técnica do Conselho Interministerial para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool, no Grupo de Trabalho para a Execução da Descentralização de Competências, e foi representante nacional na área do envelhecimento na Rede Intergovernamental Ibero-Americana de Cooperação Técnica.


    Também na área da Segurança Social, foi Técnica Especialista do Gabinete da Secretária de Estado da Segurança Social do XXI Governo Constitucional [janeiro-maio.2016], exercendo funções de assessoria na área da ação social, cooperação e RNCCI, e representando o Ministério na Comissão Técnica do Conselho Interministerial para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool e na Comissão Técnica de Acompanhamento da Reforma de Saúde Mental.

    Na área da Saúde, no Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências [2012-2016] integrou diversos Grupos de Trabalho responsáveis pela definição da Rede de Referenciação/Articulação no âmbito dos Comportamentos Aditivos e das Dependências, de Linhas de Orientação técnicas e normativas para a intervenção em CAD e, ainda, a Comissão de Redação do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2013-2020 e dos Relatórios Anuais 2013 e 2014 sobre a Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências. Membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Troca de Seringas e de Comissões de Seleção, enquanto Presidente e Vogal, no âmbito do Programa Operacional de Respostas Integradas.


    No Instituto da Segurança Social, I.P. foi Chefe de Setor de Apoio à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados [2007-2012], com responsabilidade na representação da Segurança Social na Unidade de Missão para a RNCCI e na Equipa de Projeto para os CCI de Saúde Mental, desempenhando funções no âmbito do planeamento estratégico e avaliação da Rede, da operacionalização das Equipas Coordenadoras, do Modelo de Financiamento Direto às Famílias, do Regime de Condição de Recursos e do Piloto de Orçamentação por Programas - OE 2009-2010, assim como da reengenharia de processo do Projeto SCORE-POAP para a área de negócio FDF/RNCCI. Participou nos ciclos de revisão e avaliação do Plano de Ação de Madrid para o Envelhecimento das Nações Unidas e na elaboração da Estratégia Nacional para a Proteção Social e Inclusão – 2008-2010. Assumiu ainda as demais áreas de competência da Unidade de Promoção de Autonomia do Departamento de Desenvolvimento Social [2011-2012], com relevo para o envelhecimento, dependência e deficiência.

    No Instituto Português da Droga e Toxicodependência/Instituto da Droga e Toxicodependência, I.P. [2001-2006], participou nos Concursos Nacionais de Criação e Financiamento de Equipas de Rua e na implementação da Rede de Intervenção de Redução de Riscos e Minimização de Danos e do Regime de Incentivos à Reinserção - PIDDAC. Foi representante do Ponto Focal Português em Grupos de Peritos no âmbito do Programa de Trabalho do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência. Exerceu ainda funções de Assistente Social e de coordenação de projetos e de respostas sociais na área da toxicodependência e VIH/Sida na Cáritas Diocesana de Coimbra [2000-2001], bem como foi estagiária de Serviço Social Territorial no Centri Sociali Quartieri 4 di Comune di Firenze, ao abrigo do Programa Sócrates-Erasmus na Università degli Studi di Firenze, Itália [1998-1999]​

  • ​Teresa Caeiro​

    teresa.jpg
    Psicóloga Clínica (ISPA) com área de mestrado em Psicologia da Saúde, membro da Ordem dos Psicólogos. 

    Desde dezembro 2018 que integra a equipa do SICAD, com as funções de assessora do Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool.

​​
Voltar