Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
SEMINÁRIO “O OLHAR SOBRE UMA POPULAÇÃO ESTIGMATIZADA PELA SOCIEDADE”30/3/2023

​“O olhar sobre uma população estigmatizada pela sociedade” foi o tema do seminário que decorreu a 29 de março, em Lisboa, e que contou com a presença da direção do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. 

João Goulão, diretor-geral do SICAD e Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e Uso Nocivo do Álcool, presente na mesa de abertura, relembrou a solução imaginativa que se encontrou no desenho da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga, em 1999, para se proceder à descriminalização do uso de substâncias, tendo em conta a necessidade de respeitar os tratados internacionais das Nações Unidas, de que Portugal é signatário, e que preconizam um paradigma proibicionista. Referiu que, embora os tratados possam ser mudados, essa mudança exige um acordo a nível da participação das nações, em relação ao qual considerou estarmos ainda muito distantes. Salientou, igualmente, a sua discordância relativamente à reivindicação de alguns movimentos de ativistas de considerarem o direito de usar drogas como um direito fundamental, contrapondo como direitos fundamentais o direito à saúde, por exemplo. Terminou a intervenção destacando a parceria com a Universidade Lusófona, que considerou frutuosa, agradecendo a sua continuidade, e salientando o papel das forças da autoridade, “parceiros fundamentais” para se continuar a interagir com algum músculo, mas sempre com respeito e o encaminhamento das pessoas para a interface entre a redução da oferta e a redução da procura.

Na mesa de encerramento, Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD, começou por realçar o interesse e o pragmatismo das apresentações ocorridas no seminário. Referindo-se ao desencanto e preocupação que denotou nas mesmas, elogiou os profissionais “que dão demasiado de si, e têm tido muito pouco em troca”, e que manifestam um interesse enorme pela área em que desenvolvem o seu trabalho. Como exemplo deste interesse, referiu a videoconferência SICAD ocorrida em formato online na mesma data deste evento, e que bateu o record de inscrições e de participantes. Finalizou a sua intervenção com uma mensagem de esperança, afirmando esperar que o novo Plano Nacional para Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências – PNRCAD 2021-2030, que considerou um “documento fantástico, até de aprendizagem”, seja aprovado em breve, permitindo implementar os respetivos planos de ação, criando-se assim as condições para poder dar resposta a muitas das dificuldades levantadas neste evento.

Organizado conjuntamente pela Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Lisboa, o SICAD e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no âmbito de um protocolo de colaboração existente entre estas três entidades, este evento, em formato híbrido, incluiu quatro painéis.

O painel sobre dependências e novas substâncias foi moderado pelo presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Setúbal, Américo Gegaloto, que antes de dar a palavra aos oradores, caraterizou os consumidores destas substâncias em Portugal, revelou o principal motivo para este consumo, diversão, e alertou para a elevada quantidade de novas substâncias psicoativas que surgem anualmente.

A saúde mental foi o painel que teve a moderação a cargo da responsável da Equipa Multidisciplinar para a Coordenação da Área da Dissuasão, do SICAD,  Sofia Albuquerque que realçou a importância deste tema e apresentou dados da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, que indicam que Portugal é considerado o segundo país com maior prevalência de doenças psiquiátricas e que a maioria das pessoas sofre de estigma, que considerou ser o obstáculo principal ao acesso a cuidados de saúde especializados. 

Os restantes dois painéis abordaram a prevenção e a reinserção social.​

goulao1seminariocdt.JPGsofiaseminariocdt.JPG 

gegalotoseminariocdt.JPGmanuelcardososeminariocdt.JPG 

Voltar