Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​SICAD REPRESENTADO EM DOIS EVENTOS INTERNACIONAIS SOBRE ALTERNATIVAS A PENAS PARA UTILIZADORES DE DROGAS31/10/2023

MODELO PORTUGUÊS APRESENTADO COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS

Tiveram lugar no mês de outubro, na Áustria e na Costa Rica, dois eventos internacionais que visaram abordar alternativas penais para utilizadores de drogas. A representação do SICAD foi assegurada por Américo Gegaloto, presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Setúbal.

A primeira reunião decorreu em Viena, sob a égide do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e resultou como uma consulta técnica informal sobre "Princípios para o tratamento e cuidados a pessoas com perturbações relacionadas com o consumo de drogas em contacto com o sistema de justiça penal", nas suas diversas fases processuais. O objetivo específico foi identificar oportunidades e desafios em cada fase processual do sistema de justiça penal, bem como a partilha de boas práticas, entre as quais o “Modelo Português”, como alternativa à justiça penal em matéria do consumo de drogas.

Uma semana depois, realizou-se em San José um Workshop Nacional no âmbito do Programa de Cooperação entre a América Latina e a União Europeia em matéria de Política de Drogas (COPOLAD III), onde foi divulgada e partilhada a experiência do Modelo Português, em especial no que se refere à implementação da Lei da Descriminalização e da Intervenção em Dissuasão. O objetivo foi abordar a importância das alternativas penais aos delitos menores de drogas como um elemento-chave para o progresso em direção à humanização da política criminal e penitenciária, com enfoque na perspetiva de género.  

 

Voltar