Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​COMPORTAMENTOS ADITIVOS AOS 18 ANOS: UTILIZAÇÃO DA INTERNET17/10/2023

Em cada 10 jovens de 18 anos (prevalências nos 12 meses anteriores), 6 usam a internet durante 4 horas, ou mais, por dia (61%), 5 usam as redes sociais durante 4 horas, ou mais, por dia, 2 fazem pesquisas online durante 4 horas, ou mais, por dia, 1 a 2 jogam online durante 4 horas, ou mais, por dia, menos do que 1 joga jogos de apostas online durante 4 horas, ou mais, por dia, e 3 experienciaram recentemente 1 de 7 problemas que atribuem à utilização da internet (31%). Principalmente, situações de mal-estar emocional (18%).

Estes são os dados revelados pelo relatório “Comportamentos Aditivos aos 18 anos: utilização da internet - inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional 2022”.

Segundo este relatório, quanto ao conjunto de indicadores de utilização da internet, destaca-se o início mais precoce por parte dos rapazes, bem como uma utilização mais intensiva em tempo despendido a jogar. Por outro lado, as raparigas tendem a passar mais tempo nas redes sociais do que os rapazes. A prevalência de experiência de problemas é semelhante.

Os indicadores de uma utilização mais intensiva (6 horas ou mais por dia) têm-se mantido relativamente estáveis. Contudo, globalmente, a prevalência de jovens que permanecem na internet durante 5 horas ou mais por dia aumentou 11 pontos percentuais entre 2017 e 2022).

Comportamentos Aditivos aos 18 anos. Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional é um projeto de investigação e monitorização que assenta num inquérito nacional, a todos os jovens de 18 anos, participantes no Dia da Defesa Nacional, realizado todos os anos, desde 2015, com uma interrupção em 2020, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia COVID-19.

Trata-se de um inquérito por questionário de autopreenchimento, anónimo, que reúne um conjunto de questões básicas referentes a dois temas: consumos de substâncias psicoativas e utilização da internet. Neste âmbito, procura disponibilizar informação relativamente a padrões de utilização, formas de acesso e experiência de problemas.


Disponível em Estudos concluídos​

Voltar