Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
VIDEOCONFERÊNCIA SICAD ABORDOU O RUMO A DAR À PREVENÇÃO 28/9/2023

“Dar rumo à prevenção” foi o tema da videoconferência SICAD realizada a 27 de setembro, dinamizada por Raúl Melo, psicólogo, chefe da Divisão de Prevenção e Intervenção Comunitária do SICAD e coordenador do Programa Eu e os Outros; José Sousa, doutorado em Ciências da Educação, e diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção‐Geral da Educação (DGE); Teresa Summavielle, doutorada em Ciências Biomédicas. Investigadora e vice-diretora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, da Universidade do Porto, e Susana Bernardo, psicóloga e diretora técnica da Pressley Ridge. Alcina Correia, mestre em sociologia do trabalho, das organizações e do emprego, diretora da Direção de Serviços de Monitorização e Informação do SICAD, moderou a sessão online, que contou com 220 participantes. 

Na saudação de boas-vindas, Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD, salientou a vontade de continuar estas videoconferências. Referindo-se aos últimos dados sobre comportamentos aditivos na população escolar, alertou para o facto dos mesmos não serem particularmente confortantes, nomeadamente no consumo de bebidas alcoólicas e na componente digital. Mencionando a dificuldade em mudar comportamentos, realçou a importância da reflexão sobre a prevenção para se conseguirem ganhos em saúde.  No encerramento, relevou o alerta que esta videoconferência trouxe a todos para a necessidade de fazer mais e melhor, deixando o desafio da construção de uma estratégia nacional de prevenção para os comportamentos aditivos e dependências.

Alcina Correia, começou por referir que a realização desta videoconferência parte dos resultados de mais um produto do Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências (ECATD-CAD) – 2019, recentemente publicado, que apresenta uma análise das abordagens preventivas sobre comportamentos aditivos a que foram alvo, em meio escolar, os alunos do ensino público, com idades entre os 13 e os 18 anos.

O desenvolvimento do cérebro adolescente, a capacidade de avaliação do risco, e a necessidade de fornecer ferramentas válidas, foram alguns dos aspetos tratados por Teresa Summavielle, que também apresentou o projeto “põe-te a milhas das pastilhas”, que aborda o cérebro e a dependência e o sistema de recompensa.

Susana Bernardo apresentou as abordagens preventivas da Associação Pressley Ridge, de origem americana e presente em Portugal desde 1982. Com base na visão “Todas as crianças prosperam”, tem como princípio fundamental a humildade, e baseia a sua abordagem no empoderamento dos jovens, trabalhando com crianças, jovens, comunidades e famílias. De entre os programas que desenvolvem destacou o SURF ART (Atreve-te Realiza-te e Transforma-te), que visa promover competências de vida, a autonomia, o bem-estar social, e a saúde mental.

Caracterizando a sociedade atual em que os jovens vivem com muita informação e desinformação, e fake news, José Sousa revelou dados de um estudo feito aos jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude, recentemente realizada em Lisboa, e onde estes revelam o que mais os preocupa. O trabalho, dinheiro e acesso à educação, são as principais preocupações. As dependências aparecem em décimo lugar. Cidadania digital, juventude e cidadania, e educação para a saúde, foram outros aspetos que abordou. Referindo-se aos jovens, deixou uma frase: “o difícil é compreendê-los”.

“De onde partimos no rumo que queremos dar?”, “O que nos faz pôr a caminho?”, “A quem queremos chegar?”, “Como queremos lá chegar?”, “Como sabemos que lá chegámos?”, foram as questões através das quais Raul Melo desenvolveu as abordagens preventivas. Referiu que tem sido feita muita sensibilização, mas que não se pode parar por aí, pois as pessoas precisam de saber o que fazer com a informação que recebem. Mais abrangência e integração, mais reflexão e partilha, mais suporte de quem decide, mais coerência e mais recursos, foram algumas das propostas para as abordagens preventivas futuras, que apresentou.  

A próxima videoconferência SICAD decorrerá no dia 27 de outubro e terá como tema “Drogas e mulheres”.      ​ 

videoconferencia_rumo_a_prevencao1.JPGvideoconferencia_rumo_a_prevencao2.JPG 

videoconferencia_rumo_a_prevencao5.JPG videoconferencia_rumo_a_prevencao7.JPG

Voltar