Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
VIDEOCONFERÊNCIA SICAD ABORDOU CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM CONTEXTOS NOTURNOS E FESTIVOS10/7/2023

"Consumo de bebidas alcoólicas em contextos noturnos e festivos” foi o tema da videoconferência SICAD realizada a 7 de julho, que contou com 226 participantes. ​

O evento teve como oradores convidados, Cristiana Vale Pires, psicóloga, mestre e doutorada em Antropologia. É investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano e docente convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. É membro-fundador da Kosmicare; Andreia Nisa, advogada, psicóloga e mestre em Ciências Jurídico-Criminais. Colabora com a Associação Existências e coordena o projeto beSafe; Gonçalo Riscado, gestor cultural e Diretor da Cultural Trend Lisbon (CTL); e Isabel Prata, psicóloga clínica, psicoterapeuta e psicanalista. É membro da Equipa de Coordenação da DICAD, da ARSLVT.

Na abertura, Manuel Cardoso, médico de saúde pública e subdiretor-geral do SICAD, que teve a seu cargo a moderação, começou por fazer um enquadramento da situação relativa ao álcool, referindo o aumento do consumo per capita dos portugueses nos últimos anos, o consumo de risco e nocivo que tem vindo a piorar, tal como a dependência, e o aumento de internamentos e de mortes. Uma situação “claramente, muito grave”. Salientou, igualmente, os efeitos para terceiros do consumo de álcool. Nas palavras de encerramento, recordou a enorme tolerância às bebidas alcoólicas, e reforçou um alerta. “não existe nenhum consumo que seja seguro”.

Esta videoconferência acolheu diversas perspetivas do tema em debate: intervenção científica, intervenção preventiva e a visão do operador económico. A escassez de recursos humanos foi um aspeto salientado pelos oradores.

As dinâmicas culturais, económicas e sociais da noite, o conceito de consumo esporádico excessivo de álcool, mais conhecido como binge drinking, as diferenças de género e as consequências negativas associadas, padrões de consumo de álcool em contexto recreativo académico e a intervenção do projeto Be Safe, em Viseu, a promoção da venda responsável de álcool e a importância do álcool na atividade dos operadores económicos, onde esta substância representa mais de 50% das receitas, foram alguns dos assuntos desenvolvidos.

O ciclo de videoconferências SICAD prosseguirá em setembro.

Veja, ou reveja, a videoconferência gravada AQ​UI​

VIDEOCONFERENCIA7_07_20231.png VIDEOCONFERENCIA7_07_20234.png.jpgVIDEOCONFERENCIA7_07_20232.png VIDEOCONFERENCIA7_07_20233.png 

Voltar