Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​VIDEOCONFERÊNCIA SICAD ABORDOU RISCOS E DESAFIOS DO USO DE CANÁBIS E RESPOSTAS DISPONÍVEIS19/6/2023

"Riscos e desafios do uso de canábis. Respostas disponíveis” foi o tema da videoconferência SICAD realizada a 16 de junho, que contou com 393 participantes.   

Na abertura, Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD, salientou a oportunidade e importância desta reflexão, muito útil para o pensar de futuras políticas, lembrando que a canábis é a terceira mais consumida no mundo, a seguir ao álcool e ao tabaco. Concluiu referindo que 8% dos europeus, 22 milhões de indivíduos, dizem ter consumido canábis no último ano, e que de todos os que estão em tratamento, um terço, é devido ao seu consumo ou por considerarem que o mesmo é problemático.  

Ludmila Carapinha destacou o riquíssimo painel de conferencistas e fez um breve enquadramento do tema, recordando que a canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal, principalmente por homens e jovens, e que nos últimos anos se verificou um aumento da prevalência de consumo, uma maior procura de tratamento pelos seus utilizadores e, em contraposição, uma diminuição das contraordenações.

A significativa alteração verificada nesta planta no que aos seus componentes diz respeito, a adequação da intervenção e do discurso com os diferentes tipos de utilizadores, o considerável aumento dos surtos psicóticos motivados pelo seu consumo, a desmistificação do consumo de canábis e o desmontar do discurso dos utilizadores, o trabalho desenvolvido no âmbito das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência, as experiências com o programa CANDIS, desenvolvido no Centro Hospitalar de São João, no Porto, e com a consulta de aconselhamento breve, psicológica e de redução de riscos, desenvolvida pela Associação Kosmicare , ambas iniciadas em 2019, foram alguns dos aspetos desenvolvidos.

Para o futuro foi manifestada a necessidade de maior prevenção em momento muito precoce, para além da indicada; uma maior diversificação em programas de abstinência; e aproveitamento dos espaços digitais de convivência e partilha juvenil para dar informação sobre a canábis.

Esta edição foi dinamizada por Cristiana Vale Pires, psicóloga, mestre e doutorada em antropologia, investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano e docente convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. É membro-fundador da Kosmicare; Cátia Lima, psicóloga clínica, da CDT do Porto; Manuel Gonçalves Pinho, médico no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e professor auxiliar de psiquiatria, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; e João Borges, médico assistente hospitalar de psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de São João e doutorando no Programa Doutoral de Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A moderação esteve a cargo de Ludmila Carapinha, psicóloga, da Divisão de Estatística e Investigação do SICAD.

A próxima videoconferência SICAD decorrerá no dia 7 de julho, alusiva ao tema “Consumo de Bebidas Alcoólicas em Contextos Noturnos e Festivos”. 

Veja, ou reveja, a videoconferência gravada, em: https://www.youtube.com/watch?v=2fsTnacjMB0

videoconferencia_canabis_respostas2.JPG videoconferencia_canabis_respostas3.JPG videoconferencia_canabis_respostas4.JPG 

videoconferencia_canabis_respostas5.JPG videoconferencia_canabis_respostas6.JPG

Voltar