O relatório “ECATD-CAD 2019 Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências: Portugal 2019 - Abordagens Preventivas”, acaba
de ser divulgado. A população alvo foram alunos do ensino público, com idades
entre os 13 e os 18 anos.
O
documento centra-se exclusivamente na questão das abordagens preventivas que,
em contexto escolar, sensibilizam os alunos para os riscos e os problemas
associados aos diversos comportamentos aditivos. Alunos incluídos, perceção de
risco, abrangência e perceção da utilidade das abordagens preventivas recentes,
são outros aspetos abordados.
Os dados
revelam que os alunos que, no último ano, consumiram álcool, tabaco e drogas
ilícitas, e com prática atual de jogo eletrónico e videojogos, foram
recentemente objeto de abordagens preventivas sobre as respetivas temáticas em
maior proporção do que aqueles que no mesmo período tempo não as consumiram, o
que sustenta a ideia de que as abordagens
preventivas em meio escolar tendem a ser dirigidas a turmas ou alunos a
que, à partida, se reconhece maior fragilidade e estarem mais expostos ao risco
associado aos comportamentos aditivos.
Em
termos futuros, este relatório admite a importância de repensar o tipo de
abordagens preventivas que são realizadas em meio escolar, devendo centrar-se
sobre a tomada de decisão e a gestão da pressão de pares, entre outras
competências socioemocionais, recomendando que as abordagens sejam continuadas
e não apenas pontuais, favorecendo, assim, a eficácia na alteração de
comportamentos.