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​RELATÓRIO ECATD/CAD 2019 – ABORDAGENS PREVENTIVAS RECENTES SOBRE CAD EM MEIO ESCOLAR INCIDIRAM MAIS SOBRE ALUNOS DO SEXO FEMININO E DE MENOR IDADE15/5/2023

O relatório ECATD-CAD 2019 Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências: Portugal 2019 - Abordagens Preventivas, acaba de ser divulgado. A população alvo foram alunos do ensino público, com idades entre os 13 e os 18 anos.

O documento centra-se exclusivamente na questão das abordagens preventivas que, em contexto escolar, sensibilizam os alunos para os riscos e os problemas associados aos diversos comportamentos aditivos. Alunos incluídos, perceção de risco, abrangência e perceção da utilidade das abordagens preventivas recentes, são outros aspetos abordados.

Os dados revelam que os alunos que, no último ano, consumiram álcool, tabaco e drogas ilícitas, e com prática atual de jogo eletrónico e videojogos, foram recentemente objeto de abordagens preventivas sobre as respetivas temáticas em maior proporção do que aqueles que no mesmo período tempo não as consumiram, o que sustenta a ideia de que as abordagens preventivas em meio escolar tendem a ser dirigidas a turmas ou alunos a  que, à partida, se reconhece maior fragilidade e estarem mais expostos ao risco associado aos comportamentos aditivos.

Em termos futuros, este relatório admite a importância de repensar o tipo de abordagens preventivas que são realizadas em meio escolar, devendo centrar-se sobre a tomada de decisão e a gestão da pressão de pares, entre outras competências socioemocionais, recomendando que as abordagens sejam continuadas e não apenas pontuais, favorecendo, assim, a eficácia na alteração de comportamentos.​

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