Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO (MOU) ENTRE O SICAD E O EMCDDA10/5/2023

O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e o EMCDDA (Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência) assinaram, hoje, um Memorando de Entendimento (MoU), formalizando a sua cooperação na organização da Conferência Europeia sobre Comportamentos Aditivos e Dependências, "Lisbon Addictions", sendo signatários o Diretor-Geral do SICAD, João Goulão, e o Diretor do EMCDDA, Alexis Goosdeel.

A Lisbon Addictions é um evento multidisciplinar que apresenta os mais recentes desenvolvimentos científicos na área das dependências, explorando os desafios relacionados com drogas ilícitas, lícitas como álcool e tabaco, dependência de ecrãs, gaming e gambling, entre outros comportamentos aditivos e dependências (CAD). As duas instituições coorganizaram o evento pela primeira vez em 2015, seguindo-se-lhes as edições de 2017, 2019 e 2022. É considerada a principal conferência europeia na área dos CAD e um dos maiores eventos científicos do mundo, nesta área.

O objetivo do MoU, hoje assinado, é o de promover a cooperação efetiva na organização da conferência, incluindo o uso adequado de recursos e a salvaguarda de elevados padrões éticos e de independência científica. Os dois organismos irão cooperar na conceção, organização, implementação e avaliação da conferência. Também assumirão as copresidências do Organising Committee e do Programme Committee - este último responsável pela elaboração do programa da conferência e o garante da sua qualidade e coerência científica.

A Lisbon Addictions oferece uma oportunidade única de networking profissional para investigadores, cientistas, profissionais, sociedade civil e peritos em políticas oriundos de vários países e disciplinas científicas, para enfrentar novos desafios e áreas em desenvolvimento.

Desde 2019, os organizadores adotaram uma abordagem de coprodução na elaboração do conteúdo da conferência, com o objetivo de criar um programa rico, diversificado e inovador. Os coprodutores são responsáveis por thematic tracks, abrangendo desde áreas de políticas e intervenções internacionais, a métodos inovadores e direitos humanos.

O Diretor do EMCDDA, Alexis Goosdeel, declarou: "Estou muito satisfeito por assinar hoje este acordo com o nosso parceiro de longa data, SICAD, para garantir a excelência científica e organizacional da Lisbon Addictions. Este evento oferece uma plataforma de renome internacional para o avanço do trabalho científico no campo das dependências e colocou Lisboa no mapa como um centro de debate e networking de alta qualidade. Estamos confiantes de que, com a nossa abordagem dinâmica de coprodução, continuaremos a aperfeiçoar hoje a compreensão e a investigação sobre dependência e comportamentos aditivos”.

O Diretor-Geral do SICAD, João Goulão, afirmou: "Este memorando de entendimento formaliza a colaboração existente desde 2015 entre o SICAD e o EMCDDA na organização de um dos mais relevantes eventos internacionais sobre comportamentos aditivos e dependências: a Lisbon Addictions, que já passou por quatro edições de grande sucesso. Com este acordo pretendemos assegurar a continuidade da conferência, que tem vindo a contribuir com as mais recentes investigações para a construção do conhecimento baseado na evidência científica".

O MoU abrange duas conferências Lisbon Addictions (2024 e 2026). A próxima edição terá lugar em Lisboa, de 23 a 25 de outubro de 2024, sob o tema: 'Empoderar a força de trabalho do futuro'. O MoU poderá ser renovado automaticamente para a organização de futuras conferências Lisbon Addictions após 2026.

Em 2024, o evento será organizado por: Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD); o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA); a revista Addiction/Society for the Study of Addiction (Addiction/SSA); e a Sociedade Internacional de Editores de Revistas de Dependência (ISAJE). O SICAD e o EMCDDA assumem a responsabilidade pelos aspetos institucionais e pela supervisão do evento.

As duas instituições colaboram estreitamente com regularidade. O SICAD é o ponto focal nacional da rede Reitox e é responsável por fornecer dados portugueses ao EMCDDA para as suas análises.

memorandoSICAD_OEDT.png MEMORANDOsicadOEDT3.png

Voltar