Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​SICAD PRESENTE NO XXXIII ENCONTRO DAS TAIPAS17/4/2023

ANUNCIADO ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS DE CAD PARA OUTUBRO

Decorreu nos dias 13 e 14 de abril, em Lisboa, o trigésimo terceiro Encontro das Taipas, denominado “(Con)Tradição”, o último sob a égide da ARS de Lisboa e Vale do Tejo. O SICAD esteve representado em quatro momentos.

João Goulão, diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, que integrou a mesa da sessão de abertura, começou por fazer referência às alterações estruturais na área dos CAD, aludindo às suas caraterísticas, evoluções e involuções acentuando, quanto a estas últimas, a extinção do Instituto da Droga e da Toxicodependência, que gerou grandes problemas pela divisão entre o desenho das políticas e o seu  desenvolvimento.

Num tom de esperança, abordou o processo de reconstituição, a decorrer, de um serviço único, com a capacidade de desenvolver a atividade do ex-IDT. “Passo no sentido correto”, que considerou permitir mobilizar de forma mais eficaz a massa crítica necessária para pensar novas respostas e para enfrentar os novos desafios. Concluiu a sua intervenção enaltecendo este evento que, ao longo dos anos, se tem constituído em “momentos importantíssimos de reflexão e de construção de novas respostas”.

Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD, presente na sessão de encerramento, considerou ter “uma relação interessante” com este evento, pois a sua presença tem coincidido com mudanças nesta área. A propósito da previsível reorganização, convocou os presentes a rever o novo Plano Nacional (PNRCAD – 2021-2030). Tendo em conta o que foi apresentado e discutido nestes dois dias, destacou a importância da centralidade no cidadão, de forma humanista e pragmática, tendo em conta o seu ciclo de vida e o seu contexto realçando, igualmente, os três pilares deste documento: empoderar, cuidar e proteger. Finalizou, convidando todos os presentes a participarem no próximo encontro nacional de profissionais de CAD, que terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, em Aveiro.

Este evento anual englobou duas conferências e seis painéis, dois deles, com a moderação a cargo do SICAD. Manuel Cardoso foi o moderador do painel denominado “(Con)tradições com álcool”, onde teve oportunidade de alertar para o risco absoluto de consumo de bebidas alcoólicas.

“(Con)tradições jovens” foi o tema do painel moderado por Carlos Cleto, da Divisão de Prevenção e Intervenção Comunitária do SICAD. 

cletotaipas.JPGmanuellcardosotaipas.JPGmanuellcardosotaipas1.JPG
Voltar