Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
VIDEOCONFERÊNCIA SICAD - USO DE ESTIMULANTES EM PESSOAS NÃO DEPENDENTES: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS24/2/2023

​A videoconferência SICAD, realizada a 24 de fevereiro, sobre o “Uso de estimulantes em pessoas não dependentes: características e desafios”, teve quatro oradores convidados que abordaram os contributos do Web Survey on Drugs – Portugal 2021, em que o SICAD participou, tendo tido uma audiência de 246 pessoas.

A moderação esteve a cargo de Alcina Correia, diretora dos Serviços de Monitorização e Informação do SICAD, que destacou a aposta do SICAD no conhecimento, que tem sido essencial na definição das políticas publicas nesta área, e na intervenções e respostas, procurando atender às necessidades dos cidadãos e das comunidades.

O diretor-geral do SICAD, João Goulão, deu as boas-vindas aos participantes destacando  a importância do tema que, não sendo habitual ser discutido, exige uma atenção particular. No encerramento reiterou a necessidade de convocar uma massa crítica diversificada, que permita encontrar novos caminhos para novos e velhos desafios, validando a inovação do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências (PNRCAD) 2021-2030, através dos seus três pilares – empoderar, cuidar e proteger -, que acomoda muitas das intervenções consideradas necessárias.

Ludmila Carapinha, psicóloga e investigadora do SICAD, apresentou os resultados do estudo acima referido, e de cujos produtos partiu a ideia desta videoconferência.

Domingos Duran, psicólogo clínico e chefe da Divisão de Intervenção Terapêutica da Direção de Serviços de Planeamento e Intervenção do SICAD, abordou a evolução das políticas públicas e respostas, referindo os marcos mais significativos desta evolução.

Cátia Bragança, psicóloga clínica e responsável da área da RRMD na equipa de coordenação da DICAD da ARSLVT, trouxe a sua visão sobre a forma como os serviços públicos mais próximos das pessoas não dependentes que usam estimulantes, respondem às suas necessidades.

Helena Valente, psicóloga e membro da Associação Kosmicare, começou por apresentar esta entidade, divulgando os três pilares que caraterizam a sua atuação: investigação, intervenção, e advocacy, tendo dado particular destaque ao serviço de Drug Checking.

Veja ou reveja, em https://www.youtube.com/watch?v=RCzsac5APMg​

Voltar