Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​CONSUMO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM PORTUGAL2/2/2023

Comportamentos aditivos e dependên​cias

CONSUMO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (NSP) EM PORTUGAL 

Os dados extraídos do inquérito europeu online sobre Drogas revelam que o consumo de novas substâncias psicoativas (NSP) em Portugal acontece, maioritariamente, em homens entre os 18 e os 24 anos, que frequentam ou já concluíram o ensino superior, e são empregados por conta de outrem a tempo inteiro. Consomem engolindo, só ou com bebida, e por inalação nasal, para se divertirem e não o fazem sozinhos.

A amostra de consumidores de novas substâncias psicoativas (NSP), em Portugal, constituída por 155 indivíduos, indica ainda que o tipo de NSP mais consumidas são: pó/cristal/pastilhas, sendo que as substâncias mais frequentemente consumidas são: fenetilaminas, triptamina e cantinonas sintéticas.

O estudo realizou-se através de um questionário de autopreenchimento entre março e maio de 2021 e foi promovido pelo EMCDDA. Dirigido a utilizadores de drogas com 18 ou mais anos, foi promovido em cerca de 30 países europeus, entre os quais Portugal, através do SICAD.

O inquérito online europeu sobre drogas tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os padrões de utilização de drogas ilícitas, visando a melhor adequação das políticas públicas.

Anexo:

Novas Substâncias Psicoativas em Portugal Inquérito Online Europeu sobre Drogas 2021

Voltar