Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
X CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE ALCOOLOGIA, XXIX JORNADAS DE ALCOOLOGIA E QUARTAS JORNADAS DOS COMPORTAMENTOS ADITIVOS DO CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE LISBOA 11/11/2022

DIRETOR-GERAL DO SICAD REVELA OTIMISMO QUANTO AO FUTURO E EXPECTATIVA QUANTO ÀS MEDIDAS A SEREM TOMADAS

João Goulão esteve presente, como orador convidado, no X congresso da Sociedade Portuguesa de Alcoologia, XXIX jornadas de alcoologia e quartas jornadas dos comportamentos aditivos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, que decorreram a 10 de novembro.

O diretor-geral do SICAD integrou o painel “Álcool e dependências sem substância: onde estamos e para onde vamos”, tendo começado por referir a abordagem portuguesa à questão da heroína, que considerou positiva, e ao dispositivo para tal criado, onde se introduziram mais tarde os problemas relacionados com o álcool. Destacou a decisão de passar a considerar o consumo de substâncias ilícitas como um problema de saúde e não criminal. A introdução no mandato da entidade que tinha a responsabilidade da área dos CAD, dos comportamentos aditivos sem substância, as alterações estruturais ocorridas, nomeadamente a extinção do IDT e as respetivas consequências para o trabalho desenvolvido pelos diversos atores da área e as suas repercussões nos utentes, foram outros dos itens abordados. A intervenção terminou com os três pilares do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2021-2030: empoderar, cuidar e proteger.

Voltar