Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​FNAS INICIOU IV CICLO (2022-2026) NA SUA REUNIÃO ANUAL DE 20224/7/2022

Realizou-se no dia 30 de junho a Reunião Anual do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), que marcou o retomar do Fórum, em pós-pandemia e em simultâneo, iniciou um novo ciclo de trabalhos. O novo Plano de Ação da Organização Mundial da Saúde - desenvolvimentos a nível global e regional, o novo Plano Nacional 2021-2030, mudanças e desafios para o novo ciclo e as novas metas para o FNAS, e o projeto “Patient Innovation, Sharing Solutions”, fizeram parte do programa.

Na abertura, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, elogiou o FNAS pelo trabalho conjunto entre a sociedade civil e as administrações central e local, que promove e desenvolve, destacou o facto deste fórum ser uma referência nacional, ser único na Europa, e ser considerado um exemplo de boas práticas. Salientando a gravidade dos impactos do uso nocivo do álcool, citando dados da OMS, da OCDE, e do Inquérito Nacional à População Geral, apelou à aposta na literacia e informação, sobretudo junto dos mais novos, visando a alteração da perceção de risco e o induzir uma alteração de comportamentos.  A vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, renovou o compromisso da autarquia com o FNAS, realçando o trabalho em rede, e destacando as políticas e as ações desenvolvidas neste município. O Presidente do FNAS, João Goulão, manifestou a alegria de voltar ao modo presencial, relembrando os tempos difíceis motivados pela pandemia da Covid19 que, relembrou, tiveram impactos na área das dependências, nomeadamente no uso nocivo do álcool.

De seguida, numa intervenção gravada, Carina Ferreira Borges, responsável pelo Programa de Álcool, Drogas Ilícitas e Saúde Prisional da OMS/Europa, apresentou os desenvolvimentos mais recentes na área do álcool, a nível mundial e a nível regional. A nível mundial, abrangendo 194 países, revelou que desde 2010 o álcool tem sido uma das áreas mais discutidas pelos Estados-Membros, e sempre a pedido dos mesmos. Quanto ao novo Plano de Ação, aprovado em maio de 2022, e que visa reduzir a mortalidade e morbilidade ligadas ao consumo de álcool, e as consequências sociais associadas, referiu-se aos respetivos objetivos operacionais e às áreas de atuação. A nível da região europeia, que abrange 53 países e que é a que tem o maior nível de consumo de álcool e de mortalidade ligada a este consumo, defendeu a necessidade de uma intervenção renovada. Desenvolveu, a seguir, o que é considerado mais importante implementar nesta região, do que está na estratégia mundial, e no que isso se traduz em compromisso dos respetivos ministros da saúde.

No seguimento desta reunião, o Secretário-Geral do FNAS, Manuel Cardoso, apresentou o Novo Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências (2021-2030) (PNRCAD), cujos três pilares são Empoderar, Cuidar e Proteger, e deu a conhecer as novas metas para o FNAS. Alexandra Almeida Pinto e Raúl Melo, secretários executivos deste fórum, abordaram as mudanças e desafios para o novo ciclo.

Este evento terminou com apresentação, por parte de Maria João Jacinto, da Nova Medical School, do Projeto “Patient Innovation, Sharing Solutions”. Trata-se de uma plataforma online, gratuita e multilingue, que promove a publicação e partilha de soluções inovadoras desenvolvidas por doentes e cuidadores para fazer face a um desafio imposto por qualquer tipo de doença ou condição de saúde.

Voltar