Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​“METODOLOGIA DE OBSERVAÇÃO DE COMPORTAMENTOS ESCONDIDOS – CONSUMO DE ÁLCOOL, DROGAS E OUTRAS ADIÇÕES” APRESENTADO EM VIDEOCONFERÊNCIA SICAD23/5/2022

O ciclo das videoconferências SICAD continuou a 20 de maio, com a apresentação do livro: “Metodologia de observação de comportamentos escondidos – Consumo de álcool, drogas e outras adições”, coordenado por Casimiro Balsa, Claudia Urbano e Clara Vital (NOVA/FCSH). Contou com 89 participantes.

O Professor Casimiro Balsa apresentou a obra abordando as dificuldades da implementação do Inquérito Nacional à População em Geral (INPG), que coordena há 20 anos, e que estão distribuídas pelos quatro capítulos do livro. Inquirir sobre comportamentos escondidos, que possibilita a abordagem das razões que levam as pessoas a não responder, permitindo desenhar a metodologia de inquirição; o contacto, que possibilita encontrar a tecnologia e a metodologia adequadas, permitindo ter acesso à declaração; a medição, relacionada com as técnicas de inquirição (face a face, telefone e inquérito online), percebendo o que se mede e como se mede, e respetivas consequências; e parâmetros da medida. Ao concluir a intervenção, definiu este livro como “a História deste processo. A História desta aventura”.

Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD, moderou o evento e integrou o painel de comentadores, composto ainda por Joaquim Rodrigues, primeiro presidente do IPDT (Instituto Português da Droga e da Toxicodependência), e João Matias, epidemiologista, do OEDT (Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência).

Nas intervenções dos comentadores destaca-se a importância dada à existência de dados de consumo e de prevalências na população em geral, e noutras populações especificas. Realçou-se a mais valia que constitui ter-se dado continuidade à implementação do INPG, que no olhar do Dr. Joaquim Rodrigues se deveu, numa primeira fase, à necessidade de avaliar o impacto da descriminalização nas prevalências do consumo. Atualmente está em implementação o quinto inquérito, e foi igualmente referida a relevância para  a credibilidade dos resultados, a durabilidade do trabalho conjunto entre o SICAD e  Universidade Nova. Outras reflexões sobre os inquéritos e o conhecimento trazido por este livro permitem pensar sobre as práticas a nível nacional e europeu e respetivo percurso futuro. Referiu-se ainda a realização do primeiro inquérito nacional à população geral, no presente ano, no Luxemburgo.

“Metodologia de observação de comportamentos escondidos – Consumo de álcool, drogas e outras adições” enquadra-se numa trilogia consagrada aos vinte anos de realização do INPG. O primeiro volume foi consagrado ao Consumo de álcool e outras drogas pela população laboral, e o terceiro apresentará a evolução dos consumos durante as duas décadas cobertas pelo estudo.

Assista à videoconferência gravada aqui​ 

Voltar