Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
RISCO E PREVENÇÃO – EPISÓDIO 1126/4/2022

​A dependência de ecrãs foi o tema do décimo primeiro episódio da rubrica “Risco e Prevenção”, emitido ontem, pela RTP3, e da responsabilidade do SICAD. 

Eduarda Ferreira, psicóloga educacional e investigadora da faculdade de ciências sociais e humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e da rede Eu Kids Online, refere que no caso da dependência de ecrãs, apenas 0,1% dos jovens a tem, e tal como noutras dependências, manifesta-se quando se deixa de fazer outras coisas, tais como, comer, conviver, e deixar de ter atividade física. “O estarmos muitas horas no écran não é, por si só, uma dependência, porque podemos estar a fazer múltiplas coisas”. Considerando que, mais importante que o tempo de ecrã, é sabermos que tipo de atividade estamos a fazer, alerta para a importância dos sinais, como o isolamento, que podem indicar que este comportamento não é um fenómeno isolado, mas o resultado de algo acontecido anteriormente, e que não foi percecionado, como a dificuldade de comunicação entre adultos e jovens e a partilha de vida entre ambos. 

A “resiliência digital”, ou seja, a tomada de consciência do risco, aprendendo a lidar com ele, é apontada como uma competência que os jovens devem desenvolver de forma a poder lidar melhor, no futuro, com a situação. 

Veja ou reveja o décimo primeiro episódio que está disponível em https://www.rtp.pt/play/p9971/e612958/risco-e-prevencao

Voltar