SICAD REPRESENTADO PELOS
SEUS DIRETOR-GERAL E SUBDIRETOR-GERAL
“Escola – Família – Comunidade: o Triângulo Primordial da
Prevenção” foi o tema do seminário que decorreu a 30 de março, em Lisboa, e que
contou com a presença dos responsáveis máximos do Serviço de Intervenção nos
Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
João Goulão, diretor-geral do SICAD e Coordenador Nacional
para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e Uso Nocivo do Álcool,
presente na mesa de abertura destacou a importância do tema deste Seminário na
abordagem à prevenção dos comportamentos aditivos e dependências (CAD). Referiu
que no atual momento presente marcado por dificuldades sociais, salientou a
importância da escola para a literacia em saúde e o interesse e empenho das
forças de segurança. Terminou a intervenção referindo os três pilares do Plano
Nacional de Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências (PNRCAD)
2021-2030: Empoderar, Cuidar e Proteger, considerando a escola, a família, a
comunidade e a academia, parceiros estratégicos na melhoria do conhecimento e
para no desenvolvimento da ação em matéria de CAD.
Na mesa de encerramento, Manuel Cardoso, subdiretor-geral
do SICAD, começou por realçar a importância das reflexões ocorridas no
Seminário. Destacou a importância da valorização do cidadão, tendo em conta as
necessidade que apresenta, problemas e expetativas, mas sempre enquadradas no
ciclo de vida e no contexto específico, familiar, escolar, laboral, entre
outros.
Referindo-se igualmente aos três pilares do próximo PNRCAD,
clarificou que no pilar Empoderar, pretende-se através da literacia do
cidadão, o alívio dos problemas sociais mais graves, também por via do que
classificou como “prevenção ambiental”, ou seja, na criação de condições para
que o cidadão se possa desenvolver. Quanto ao Cuidar, já estamos a falar
de intervenção terapêutica, de redução de riscos e minimização de danos ou de
reintegração social, criando respostas para todos os que delas precisam,
garantindo que todos têm essas mesmas respostas em igualdade, equidade e com
qualidade técnica. A produção e aplicação de legislação, aplicação e
fiscalização, são algumas dimensões que integram o pilar Proteger.
Realizado no âmbito de um Protocolo de colaboração
existente entre a CDT de Lisboa/SICAD e a Universidade Lusófona de Humanidades
e Tecnologias, no qual estão previstas ações anuais de divulgação de
conhecimento, formação e informação sobre diferentes temáticas, este seminário,
em formato híbrido, incluiu quatro painéis que abordaram a importância da
escola, família, comunidade, e perspetivas futuras. Responsáveis da
Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Lisboa (CDT de Lisboa), da
Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Setúbal (CDT de Setúbal) e da
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), e representantes das
áreas policial, ensino, justiça, e da intervenção terapêutica em dependências,
integraram as diversas mesas temáticas.
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