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​SEMINÁRIO “ESCOLA – FAMÍLIA – COMUNIDADE: O TRIÂNGULO PRIMORDIAL DA PREVENÇÃO” 5/4/2022

SICAD REPRESENTADO PELOS SEUS DIRETOR-GERAL E SUBDIRETOR-GERAL 

Escola – Família – Comunidade: o Triângulo Primordial da Prevenção” foi o tema do seminário que decorreu a 30 de março, em Lisboa, e que contou com a presença dos responsáveis máximos do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.  

João Goulão, diretor-geral do SICAD e Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e Uso Nocivo do Álcool, presente na mesa de abertura destacou a importância do tema deste Seminário na abordagem à prevenção dos comportamentos aditivos e dependências (CAD). Referiu que no atual momento presente marcado por dificuldades sociais, salientou a importância da escola para a literacia em saúde e o interesse e empenho das forças de segurança. Terminou a intervenção referindo os três pilares do Plano Nacional de Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências (PNRCAD) 2021-2030: Empoderar, Cuidar e Proteger, considerando a escola, a família, a comunidade e a academia, parceiros estratégicos na melhoria do conhecimento e para no desenvolvimento da ação em matéria de CAD. 

Na mesa de encerramento, Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD, começou por realçar a importância das reflexões ocorridas no Seminário. Destacou a importância da valorização do cidadão, tendo em conta as necessidade que apresenta, problemas e expetativas, mas sempre enquadradas no ciclo de vida e no contexto específico, familiar, escolar, laboral, entre outros.  

Referindo-se igualmente aos três pilares do próximo PNRCAD, clarificou que no pilar Empoderar, pretende-se através da literacia do cidadão, o alívio dos problemas sociais mais graves, também por via do que classificou como “prevenção ambiental”, ou seja, na criação de condições para que o cidadão se possa desenvolver. Quanto ao Cuidar, já estamos a falar de intervenção terapêutica, de redução de riscos e minimização de danos ou de reintegração social, criando respostas para todos os que delas precisam, garantindo que todos têm essas mesmas respostas em igualdade, equidade e com qualidade técnica. A produção e aplicação de legislação, aplicação e fiscalização, são algumas dimensões que integram o pilar Proteger. 

Realizado no âmbito de um Protocolo de colaboração existente entre a CDT de Lisboa/SICAD e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no qual estão previstas ações anuais de divulgação de conhecimento, formação e informação sobre diferentes temáticas, este seminário, em formato híbrido, incluiu quatro painéis que abordaram a importância da escola, família, comunidade, e perspetivas futuras. Responsáveis da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Lisboa (CDT de Lisboa), da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Setúbal (CDT de Setúbal) e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), e representantes das áreas policial, ensino, justiça, e da intervenção terapêutica em dependências, integraram as diversas mesas temáticas.   

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