Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​RISCO E PREVENÇÃO – EPISÓDIO 728/3/2022

O consumo de substâncias psicoativas em contexto laboral foi o tema do sétimo episódio da rubrica “Risco e Prevenção”, emitido hoje pela RTP3, e da responsabilidade do SICAD. 

Carlos Cleto, sociólogo, do Departamento de Planeamento e Intervenção do SICAD, alertou  para a gravidade acrescida do consumo substâncias psicoativas associado aos riscos da atividade laboral, e para os impactos do mesmo na saúde do trabalhador consumidor e na segurança deste e dos colegas de trabalho, exponenciando a ocorrência de acidentes de trabalho. As características do individuo, os hábitos e comportamentos, o tipo de trabalho e a forma como este se desenvolve, podem contribuir para o início e aumento do consumo. A precaridade laboral, conforme salientou, também constitui um fator de risco.

Destacou a importância de projetos de intervenção nos locais de trabalho para o grupo de trabalhadores e para as empresas.  

A prevenção do consumo em contexto laboral, a promoção de programas de sensibilização e de formação, e a melhoria das condições laborais são apresentadas como fatores conducentes a empresas mais produtivas, com mais saúde e segurança, e uma maior satisfação no local de trabalho. 

Veja ou reveja o sétimo episódio que está disponível em https://www.rtp.pt/play/p9971/e607230/risco-e-prevencao 

Voltar