Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
65ª REUNIÃO DA COMISSÃO DE ESTUPEFACIENTES DAS NAÇÕES UNIDAS15/3/2022

Teve início ontem em Viena a 65ª reunião da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas que decorre este ano novamente em formato híbrido.

João Goulão, enquanto Coordenador Nacional para os Problemas das Drogas, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool proferiu a intervenção nacional no Debate Geral, tendo mencionado as várias medidas implementadas em Portugal para mitigar o impacto da pandemia, nomeadamente nas respostas disponíveis para as pessoas que usam drogas, bem como o novo Plano Nacional para a Redução do Comportamentos Aditivos e das Dependências 2021-2030, que reafirma claramente a integração dos princípios de Direitos Humanos na política nacional de uma forma clara e inegável. Reconheceu o papel da sociedade civil na política em matéria de drogas, tendo a crise pandémica sublinhado a importância da estreita cooperação entre os diferentes atores.

Destacou o trabalho extremamente valioso que o UNODC está a desenvolver em matéria de prevenção e tratamento baseado na evidência científica, nomeadamente para a implementação da resolução que foi apresentada por Portugal em nome da UE e adotada na sessão do ano passado da Comissão de Estupefacientes.

Afirmou ainda, que Portugal condena veementemente a agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e reafirmou o nosso apoio inabalável à soberania, integridade territorial, e independência da Ucrânia.

Na qualidade de Presidente do Grupo Pompidou do Conselho da Europa, João Goulão referiu que o ano de 2022 será marcado pela definição do novo programa de trabalho (2023-2025), o qual será adotado na 18ª Conferência Ministerial do Grupo Pompidou, prevista para 13-14 de Dezembro de 2022, em Lisboa e que marcará o encerramento da Presidência Portuguesa. Fez referência ainda à adoção do estatuto revisto do Grupo adotado a 16 de Junho de 2021, o qual veio reforçar a sua identidade de plataforma internacional de política de drogas com a missão de promover e proteger os direitos de todos os indivíduos, incluindo aqueles que consomem drogas e os seus familiares.

O Grupo Pompidou tem agora um mandato alargado para incluir comportamentos aditivos relacionados com substâncias lícitas, como o álcool ou o tabaco, e novas formas de dependência, como os jogos de azar e Internet.​ 

Declaração da Presidência Portuguesa do Grupo Pompidou ​

Voltar