Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DOS CAD ABORDADA NA ÚLTIMA VIDEOCONFERÊNCIA SICAD14/3/2022

​Realizou-se no dia 11 de março a videoconferência SICAD “Inteligência Artificial na prevenção e tratamento dos comportamentos aditivos”,  que contou com 187 participantes. 

Mário Macedo, doutorado em Gestão de Sistemas de Informação, investigador e professor universitário, foi o orador convidado e a moderação esteve a cargo de Graça Vilar, diretora de serviços de Planeamento e Intervenção do SICAD.

Manuel Cardoso, suddiretor-geral do SICAD, deu as boas-vindas congratulando-se com a escolha do tema e salientando a importância da aplicação da inteligência artificial nos CA. Nesta sua intervenção deixou também uma palavra de solidariedade para com o povo ucraniano.

Mário Macedo começou por se referir às vantagens da Inteligência Artificial em várias vertentes da Saúde, designadamente na saúde mental, na perceção de estados de humor, alterações de stress e depressão. Mencionou várias ferramentas e sistemas úteis para aplicação médica, que permitem uma análise de sentimentos e que podem classificar padrões de indivíduos que estão em risco. Um dos exemplos apresentados foi o da antecipação de situações de risco na prevenção do suicídio, beneficiando assim o profissional de saúde e o paciente.

O bom funcionamento dos sistemas de inteligência artificial depende dos profissionais e funcionam em complementaridade, sendo falíveis. Se os dados apresentarem ruído, poderão resultar numa informação errónea. Desta forma, e porque no contexto da Saúde existem muitas variáveis, o profissional de saúde continua a ser fundamental no suporte à decisão. 


Veja a videoconferência gravada AQUI​

Voltar