Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​EUROBARÓMETRO SOBRE O IMPACTO DAS DROGAS NAS COMUNIDADES DA UE8/3/2022

Eurobarómetro europeu, divulgado em fevereiro pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, e realizado entre junho e julho de 2021, constitui um dos 11 indicadores do Plano de Ação da União Europeia em matéria de drogas 2021-2025, aprovado pelo Conselho de Ministros da UE durante a presidência portuguesa.

Os dados divulgados por este inquérito revelam que, em Portugal, “as pessoas que consomem ou traficam” constituem um problema muito grave e grave na zona em que vivem; “a fácil disponibilidade de drogas” e “as pessoas fumarem canábis em espaços públicos” são os problemas mais referidos pelos inquiridos que consideram que a droga é um problema na zona em que vivem. 

É maioritariamente fácil e muito fácil o acesso em 24 horas a drogas ilegais e a canábis; preferem manter proibida a cocaína e a canábis regulamentada, porém maioritariamente consideram que a canábis devia ser autorizada para uso médico, com e sem receita médica; não consideram que a venda de drogas online aumente os problemas na zona habitacional. 

O eurobarómetro sobre o impacto das drogas nas comunidades da União Europeia, visa medir “perceções de como as drogas, a disponibilidade e o funcionamento dos mercados, tem impacto na saúde pública e na segurança das comunidades, incluindo a violência e a intimidação relacionadas com a droga". Prevê-se a realização de novo inquérito em 2025.

Relatório do inquérito​ - inclui várias referências a Portugal

Resumo dos resultados relativos a Portugal​

Voltar