Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​RISCO E PREVENÇÃO – EPISÓDIO 47/3/2022

Da responsabilidade do SICAD, com o propósito de melhorar a literacia em Comportamentos Aditivos e Dependências e esclarecer os/as cidadãos/ãs, a rubrica “Risco e Prevenção” teve hoje emitido na RTP3, o quarto episódio. O tema agora abordado foi o consumo de canábis.

A baixa perceção de risco, as consequências do consumo e a prevenção, são as grandes vertentes referidas. Rute Gomes, psicóloga clínica, da Unidade de Desabituação – Centro das Taipas, sublinhou que a facilidade de acesso, o preço baixo, a possibilidade de consumo partilhado e a alteração legislativa autorizando o uso da canábis para fins medicinais, que provocou alguma confusão, são fatores que contribuem para a baixa perceção de risco sobre esta substância por parte dos consumidores jovens.

Algumas das consequências do consumo podem passar por perturbações a nível psicótico, perdas cognitivas como a afetação da memória, absentismo escolar, conflitos familiares e riscos no plano judicial.

No âmbito da prevenção é destacada a intervenção precoce, a prevenção seletiva, realizada diretamente nas escolas com professores e alunos, que pode ser feita com grupos já identificados de jovens consumidores, ou a prevenção universal com o objetivo de evitar o início dos consumos de canábis na população escolar. 

Veja ou reveja o quarto episódio que está disponível https://www.rtp.pt/play/p9971/e602933/risco-e-prevencao

Voltar