Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​VIDEOCONFERÊNCIA SICAD ABORDOU QUESTÕES DE GÉNERO EM CAD28/2/2022

Questões de Género em CAD” foi o tema da videoconferência SICAD realizada a 25 de fevereiro, dinamizada por Cristiana Vale Pires, psicóloga e investigadora (CEDH, FEP-UCP e Kosmicare), Linda  Montanari, socióloga da saúde (European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction) e Isabel Ponte, assistente social (CRI Porto Oriental - DICAD/ARS Norte). Alcina Ló, diretora da Direção de Serviços de Monitorização e Informação do SICAD, moderou a sessão online, que contou com 197 participantes.    

Na saudação de boas-vindas João Goulão, diretor-geral do SICAD, salientou esta oportunidade de reflexão sobre as especificidades das mulheres e de pessoas com outras opções relativas ao género, percurso de consumo, fatores de risco e abordagens, lembrando a cada vez maior importância desta matéria nas opções estratégicas do SICAD, tanto a nível nacional como internacional. No encerramento desta videoconferência realçou as questões que considerou relevantes, deixadas neste espaço de reflexão, e a importância da interligação das respostas parcelares, que defendeu deverem ser incrementadas.

Alcina Ló destacou a atualidade do tema desta videoconferência, considerando-o mobilizador, muito ligado ao respeito pelos direitos humanos e à centralidade nas pessoas.

As comunicações apresentadas pelas oradoras convidadas versaram a interceção entre as normas do consumo de substâncias e o género, e perspetiva socio-histórica sobre o consumo de drogas por mulheres, a perspetiva europeia epidemiológica da Europa nesta matéria, e uma perspetiva operacional sobre a intervenção desenvolvida com mulheres consumidoras.

A necessidade de abordagens e serviços exclusivos, promovendo a descriminação positiva no acesso das mulheres às respostas – questão levantada pela moderadora - mereceu a concordância das conferencistas, que defenderam que o desenvolvimento das mesmas deve ser acompanhado do empoderamento das mulheres, da sensibilização da sociedade, particularmente dos homens para este tema, e do reforço do diálogo entre as organizações que trabalham a violência sexual e a violência base género, e a rede de respostas na área das drogas.

Em termos de intervenção futura foi sugerida a adaptação dos serviços em CAD, para responderem às necessidades e prioridades das mulheres, o reforço da capacidade e dos recursos, e o promover da participação e do envolvimento das mulheres que usam drogas nas diversas etapas do desenvolvimento de políticas, programas e prestação de serviços.

A próxima videoconferência SICAD decorrerá no dia 11 de março.  

Veja, a videoconferência gravada AQUI

Voltar