Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
REDUÇÃO DE RISCOS COM PESSOAS QUE USAM DROGAS: DESAFIOS INERENTES À DIVERSIDADE 14/10/2021

O projeto de investigação Redução de Riscos com Pessoas que Usam Drogas: Desafios Inerentes à Diversidade”, liderado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, do qual o SICAD foi parceiro, teve como propósito de identificar necessidades e obstáculos sentidos por profissionais de serviços especializados de redução de riscos e minimização de danos (RRMD) e pelas pessoas que usam os serviços, tendo em conta determinados universos sociais. O estudo desenvolvido em 2019 que contou com a participação de 26 dos 32 projetos de RRMD, através da resposta a um questionário online, anónimo. 

O documento que agora se divulga reflete a apreciação das respostas dos Serviços de saúde especializados na área das drogas e doenças infeciosas, dos Serviços de saúde gerais e dos Serviços sociais, quanto à sua cobertura, tempos de espera e acessibilidade, e suas disponibilidade e necessidade para populações específicas, como mulheres, migrantes, minorias étnicas e LGBTQI. 

Os dados apresentados revelam uma melhor cobertura dos serviços de saúde especializados, um tempo de espera mais ou menos longo nos serviços de saúde gerais e nos serviços sociais, e uma maior acessibilidade aos serviços de saúde especializados e aos sociais. Os serviços especialmente dirigidos a populações LGBTQI são os que demonstram menos disponibilidade. Existe uma apreciação consensual sobre a elevada necessidade da existência destes serviços. 

Leia o documento na íntegra AQUI ​​ 

Voltar