Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
"O CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS PELA POPULAÇÃO LABORAL" APRESENTADO EM VIDEOCONEFRÊNCIA SICAD1/10/2021

apresentacao_do_livro.jpg apresentacao_do_livro2.jpg apresentacao_do_livro5.jpg apresentacao_do_livro3.jpg apresentacao_do_livro4.jpg 
No regresso do ciclo das videoconferências SICAD, a 1 de outubro, decorreu a apresentação do livro: "O consumo de álcool e outras drogas pela população laboral", coordenado por Casimiro Balsa e a sua equipa da NOVA/FCSH. O Professor Catedrático Jubilado no Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa afirmou que a publicação retrata “um processo de aprendizagem muito rico” e que “faz, um pouco, o balanço de vinte anos de pesquisa com o Inquérito Nacional à População Geral sobre o consumo de substâncias psicoativas”, do qual tem sido o responsável.  

Manuel Cardoso, médico, subdiretor-geral do SICAD e secretário-geral do FNAS, moderou o evento, em que participaram também Cláudia Urbano, da equipa da NOVA/FCSH, José Manuel Rocha Nogueira, da DGS; Emília Telo, da ACT; e Maria Alice Nobre da BP, Portugal, tendo contado com a participação de 95 pessoas. 

Esta publicação resulta de um desafio feito pelo SICAD à equipa da NOVA/FCSH, perante a dificuldade de perceber o que se passava em termos da população laboral. Segundo Manuel Cardoso, este livro permite perceber o porquê, saber o como e o quanto, e vem enriquecer o conhecimento que permite trabalhar com mais robustez nesta matéria. Além de considerar o consumo de álcool um problema cultural nacional e a separação da população laboral da população nacional, como uma das grandes qualidades desta publicação, realçou que a mudança só conseguirá ser feita em termos globais.  

Nas intervenções dos comentadores destaca-se a importância da informação revelada neste livro para a reflexão, construção e posterior desenvolvimento das políticas públicas; a dificuldade de atuação nesta área devido às limitações provocadas pelo facto da maioria do tecido empresarial português ser constituído por micro e pequenas empresas; a preocupação pelos efeitos da pandemia da Covid19, que acelerou mudanças na forma de trabalhar, e que podem trazer resultados agravados em investigações futuras; e a importância da intervenção no meio laboral em saúde pública.   

"O consumo de álcool e outras drogas pela população laboral", com 294 páginas, é editado pela Húmus. Este livro, com base nos resultados dos Inquéritos Nacionais à População Geral sobre o Consumo de Substâncias Psicoativas, realizados desde 2001 à população residente em Portugal analisa, sob diferentes ângulos, associações entre as condições e o estatuto do trabalho, as características dos trabalhadores e os consumos. Os resultados obtidos são enquadrados por análises da literatura científica, da legislação e de práticas significativas de empresas no domínio da prevenção e do controlo do consumo de álcool e de outras drogas.  Até ao final do corrente ano está previsto o lançamento de mais dois volumes, sobre a metodologia do Inquérito Nacional e sobre as grandes tendências dos consumos, respetivamente.   

Durante a apresentação o nome de Mário Castro, antigo dirigente do SICAD recentemente falecido, foi diversas vezes evocado como parte importante para a materialização deste trabalho. 

A próxima videoconferência SICAD sobre “Jogo e Investigação”, decorrerá no dia 20 de outubro.  


Assista à videoconferência gravada em: https://www.youtube.com/watch?v=n7RyBhl5QAQ​​

Voltar