Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
FORMAÇÃO SICAD NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 AVALIADA POSITIVAMENTE15/7/2021

QUALIDADE DOS FORMADORES, PERTINÊNCIA DOS TEMAS E A ORGANIZAÇÃO FORAM OS ASPETOS MAIS DESTACADOS 

“Estratégias de Intervenção: Dependências sem substância – online, ecrã e videojogos”, “Diversidade de Género e Orientação Sexual em CAD” e “Contexto Familiar em CAD” foram os temas da formação SICAD realizada no primeiro semestre de 2021 e cujos relatórios de avaliação revelam uma apreciação muito positiva.  

A ação de formação sobre dependências sem substância – online, ecrã e videojogos, teve como objetivos promover e aprofundar o conhecimento e competências nesta área especificamente as dependências online, associadas à utilização problemática da internet, das redes sociais e dos videojogos. Para esta formação os formandos foram selecionados entre os profissionais dos CRI, com intervenção direta nesta área, e do SICAD. 

A ação de formação sobre Diversidade de Género e Orientação Sexual em CAD proporcionou um campo de reflexão sobre as interações entre o consumo de drogas e as questões específicas das pessoas com identidades de género e orientação sexual diversas, aumentando a literacia e as competências de profissionais que trabalham com pessoas que consomem drogas na promoção de serviços que sejam inclusivos e sensíveis à diversidade de género e orientação sexual.  

A ação de formação sobre contexto familiar em CAD visou sensibilizar os profissionais para a importância da família nos processos de desenvolvimento e autonomização dos indivíduos, nas idades mais jovens, e nos processos de reabilitação. 

No total participaram 90 formandos, maioritariamente do sexo feminino, e com idades entre os 20 e os 49 anos, com habilitações literárias em diferentes áreas como psicologia, serviço social, medicina, enfermagem, sociologia, animação social, estatística e investigação operacional. Os participantes exercem a sua atividade profissional no SICAD, ARS/DICAD/CRI, IPSS e ONG.

Veja os relatórios aqui​.

Voltar