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​VIDEOCONFERÊNCIA SICAD SOBRE ÁLCOOL E SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA30/6/2021
imagem da videoconferência SICAD

SICAD E PRP DEFENDEM DESCRIMINALIZAÇÃO DE CONDUÇÃO COM TAXA ACIMA DE 1,2 G/L 

Álcool e sinistralidade rodoviária em Portugal” foi o tema da videoconferência SICAD realizada a 29 de junho, enquadrada nos compromissos da Prevenção Rodoviária Portuguesa, no Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS). José Miguel Trigoso, presidente do Conselho da Direção da PRP, foi o conferencista convidado e Graça Vilar, Diretora de Serviços da Direção de Serviços de Planeamento e Intervenção do SICAD, moderou a sessão online que contou com 139 participantes.    

Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD, abriu a sessão e realçou o fato da sinistralidade rodoviária ser considerada, pela Organização Mundial de Saúde, uma área prioritária na estratégia global para lidar com os problemas do uso nocivo do álcool, evidenciada também em Portugal no Plano Nacional. A primeira área de intervenção desta estratégia é a liderança, consciencialização e compromisso, que o FNAS contempla através da implicação dos parceiros e da sociedade para a problemática do uso nocivo do álcool e cujo compromisso da PRP, espelha.

A sinistralidade sob efeito do álcool, os comportamentos observados nos condutores, os comportamentos autodeclarados, atitudes, perceção de risco e de fiscalização, fiscalização, infrações e crimes rodoviários foram os aspetos referidos, baseados no relatório da Prevenção Rodoviária Portuguesa, abrangendo o período entre 2010 e 2019, que inclui algumas recomendações. 

Entre os dados mencionados está o número de mortos que não diminui desde 2015, com exceção de 2020 devido à pandemia da covid19. A maioria das taxas elevadas de álcool no sangue encontram-se, maioritariamente, nos condutores de ciclomotores e bicicletas e menos nos dos veículos pesados, o excesso de álcool no sangue detetado sobretudo nos indivíduos do género masculino e na faixa etária entre os 25 e os 55 anos, e a sinistralidade rodoviária menor nas faixas etárias mais velhas quando o condutor está acompanhado, acontecendo o oposto nas faixas etárias mais jovens quando os condutores estão acompanhados, sobretudo de pares foram também dados referidos.

Assista à videoconferência completa aqui ​

Consulte o documento PowerPoint da videoconferência​

O ciclo das videoconferências SICAD prosseguirá com novo tema no mês de julho, em data a anunciar brevemente.  

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