Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DROGAS DE 2021 24/6/2021
imagem do relatório mundial sobre drogas 2021

275 MILHÕES DE PESSOAS CONSUMIRAM DROGAS EM TODO O MUNDO NO ÚLTIMO ANO

Foi divulgado hoje, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Relatório Mundial sobre Drogas de 2021​ que fornece uma visão geral global da oferta e procura de opiáceos, cocaína, canábis, estimulantes do tipo anfetamina e novas substâncias psicoativas, bem como o seu impacto na saúde, levando em conta os possíveis efeitos da pandemia COVID-19.

O documento, habitualmente difundido no Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas que, este ano, tem como tema “Partilhe fatos sobre drogas. Salve vidas" revela que 275 milhões de pessoas consumiram drogas em todo o mundo no último ano, sendo que 36 milhões tiveram problemas pelo seu uso. A menor perceção dos riscos de uso de drogas de uma forma geral, e da canábis em particular por parte dos jovens, o aumento da potência desta substância, e do seu consumo durante a pandemia sanitária são alguns dos aspetos destacados.

O impacto do novo coronavírus revelou a capacidade dos traficantes de se adaptarem rapidamente aos ambientes e circunstâncias, a rápida inovação tecnológica nas plataformas digitais de venda de drogas, embarques cada vez maiores de drogas ilícitas, aumento da frequência de rotas terrestres e aquáticas utilizadas para o tráfico, maior uso de aviões particulares para fins de tráfico de drogas e o aumento da desigualdade, da pobreza e das condições de saúde mental, particularmente entre populações mais vulneráveis.

A maior disponibilidade de tratamento farmacológico baseado em evidência científica verificado no último ano e a inovação e adaptação nos serviços de prevenção e tratamento medicamentoso por meio de modelos mais flexíveis de prestação de serviços como a telemedicina, são aspetos positivos referidos. 

Em termos futuros o relatório salienta a importância de fortalecer a evidência científica e consciencializar a população para que a comunidade internacional, governos, sociedade civil, famílias e jovens possam tomar decisões informadas, melhorando os esforços para prevenir e tratar o uso de drogas e enfrentar os desafios mundiais nesta matéria. 

Disponível aqui. 

Voltar