Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​“THE BIDEN ADMINISTRATION’S DRUG POLICY STRATEGY AND LESSONS FROM PORTUGAL” FOI TEMA DE WEBINAR28/4/2021
imagem do Webinar

No mês em que a Administração Biden apresentou o seu novo Plano sobre Drogas que marca um ponto de viragem no paradigma da “War on Drugs”, a Brookings e a embaixada de Portugal em Washington organizaram o webinar “The Biden administration’s drug policy strategy and lessons from Portugal”.

João Goulão, diretor-geral do SICAD foi um dos oradores convidados para participar no evento que foi iniciado por Vanda Felbab-Brown, da Brookings.

Felbab-Brown deu as boas-vindas aos oradores e participantes tendo passado a palavra ao embaixador português nos Estados Unidos da América (EUA). Domingos Fezas Vital deu uma visão geral do contexto em que o Modelo Português surgiu e chamou a atenção para o facto das políticas serem sempre um trabalho em construção e de que não podem ser separadas do seu contexto, não devendo ser copiadas e implementadas literalmente.

O também Coordenador Nacional para os problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool, João Goulão iniciou a sua intervenção mostrando toda a disponibilidade para colaborar de perto com as autoridades norte-americanas no trabalho a desenvolver sobre o problema das Drogas, tendo agradecido pelo apoio prestado, nomeadamente quanto à resolução apresentada em nome da União Europeia na última reunião da CND. Finalmente, convidou as autoridades americanas para observar e contribuir para o trabalho do Grupo Pompidou.

João Goulão fez menção às coincidências que encontra entre a situação que Portugal viveu nas décadas de 80 e 90 do século XX e a crise de opioides vivida hoje em vários países, como por exemplo nos EUA, tendo depois, explicado como decorreu o processo português até à implementação e operacionalização do Modelo Integrado. A diferença de sistemas de Saúde e a clarificação entre o que é a descriminalização, a despenalização e a legalização de substâncias ilícitas foram também referidas no seu discurso.

Ketih Humphreys, conselheiro de políticas públicas e profundo conhecedor dos problemas relacionados com Drogas trouxe a visão norte-americana, dando nota que, politicamente, não houve oposição a que a toxicodependência pudesse ser integrada no sistema de saúde, o que foi e é discutido são os valores alocados, tendo também a indústria seguradora oferecido bastante resistência a esta posição, visto que os EUA não possuem um Serviços Nacional de Saúde e todos os cidadãos dependem de um seguro de saúde privado para tratar as suas doenças.

Vanda Felbab-Brown, ainda antes do tempo para perguntas, abordou a questão da Oferta, tendo mencionado a China, India, México e Colômbia e de como as práticas e políticas nacionais desses países interferem com outros países no que toca aos problemas com Drogas.

O webinar terminou com a resposta a algumas perguntas previamente enviadas pelos participantes que se centraram, sobretudo, na Redução de Riscos e Minimização de Danos.

Veja ou reveja o webinar completo em https://www.brookings.edu/events/the-biden-administrations-drug-policy-strategy-and-lessons-from-portugal/

 ​

Voltar