Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​VIDEOCONFERÊNCIA SICAD ABORDOU A REINSERÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM CAD 16/4/2021

A videoconferência SICAD ocorrida ontem, em formato online, divulgou o estudo “A Intervenção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e Dependências – Processos e resultados da aplicação do modelo de mediação social e comunitária”, fruto do trabalho conjunto do SICAD, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE -UC) e das cinco DICAD das administrações regionais de saúde, perante 287 participantes.  

Na saudação de boas-vindas João Goulão relevou a importância destas Videoconferências para a disseminação do conhecimento e a melhoria da literacia na área dos CAD, realçou a parceria com a FPCE, que existe desde 2014, salientou a robustez e rigor cientifico do estudo e a importância do conhecimento produzido “para a prática dos profissionais mas, sobretudo, para os cidadãos que queremos servir com intervenções com qualidade que respondam às suas verdadeiras necessidades”. A presidente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Maria Paula Paixão afirmou que este estudo “constitui um contributo de inovação das áreas de intervenção mais fortes, nomeadamente a saúde e a intervenção social”, destacando a importância desta investigação. 

O estudo que permitiu compreender o modelo de Mediação Social e Comunitária (MSC), através do cruzamento de olhares dos atores intervenientes no processo de reinserção, foi apresentado por Helena Neves de Almeida, professora e investigadora universitária da Universidade de Coimbra. Apresentou a trajetória e a elaboração do projeto, tendo sublinhado o conceito de cidadania como muito importante para o desenvolvimento da mediação social e comunitária. Apresentou ainda as recomendações apontadas pelo estudo. Sara Carvalho, do SICAD, revelou os resultados do estudo, e sublinhou a enorme informação e conhecimento obtidos nesta investigação.  

Os comentários a este estudo estiveram a cargo dos representantes das ARS presentes: Sofia Martelo da DICAD/ARS Alentejo, Cristina Proença da DICAD/ARSLVT, Rui Lino da DICAD/ARS Centro e Jorge Barbosa da DICAD/ARS Norte. A riqueza, diversidade e complexidade da informação recolhida, a mais valia do trabalho de equipa, o reforço da importância do trabalho feito na área dos CAD que este estudo trouxe, o objetivo comum de percecionar as dificuldades e as potencialidades que os atores envolvidos no processo de reinserção sentem no seu dia a dia, a evidência científica que este estudo constitui, e o legado que o mesmo  representa para os futuros profissionais na área dos comportamentos aditivos e dependências, foram alguns dos aspetos referidos.  

A moderação desta videoconferência SICAD foi feita por Fernanda Rodrigues, professora e investigadora universitária da Universidade Católica Portuguesa.   


Assista à videoconferência gravada aqui

Voltar