A videoconferência SICAD ocorrida ontem, em formato online,
divulgou o estudo “A Intervenção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos
Aditivos e Dependências – Processos e resultados da aplicação do modelo de
mediação social e comunitária”, fruto do trabalho conjunto do SICAD, da
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE
-UC) e das cinco DICAD das administrações regionais de saúde, perante 287
participantes.
Na saudação de boas-vindas João Goulão relevou a importância destas Videoconferências para a disseminação do conhecimento e a
melhoria da literacia na área dos CAD, realçou a parceria com a FPCE, que existe desde 2014, salientou a robustez e rigor
cientifico do estudo e a importância do conhecimento produzido “para a prática dos profissionais mas, sobretudo, para os
cidadãos que queremos servir com intervenções com qualidade que respondam às
suas verdadeiras necessidades”. A presidente da Faculdade de Psicologia e
Ciências da Educação Maria Paula Paixão
afirmou que este estudo “constitui um contributo de inovação das áreas de
intervenção mais fortes, nomeadamente a saúde e a intervenção social”,
destacando a importância desta investigação.
O estudo que permitiu compreender o modelo de Mediação
Social e Comunitária (MSC), através do cruzamento de olhares dos atores
intervenientes no processo de reinserção, foi apresentado por Helena Neves de
Almeida, professora e investigadora universitária da Universidade de Coimbra.
Apresentou a trajetória e a elaboração do projeto,
tendo sublinhado o conceito de cidadania como muito
importante para o desenvolvimento da mediação social e comunitária.
Apresentou ainda as recomendações apontadas pelo estudo. Sara Carvalho, do SICAD, revelou os resultados do estudo, e
sublinhou a enorme informação e conhecimento obtidos nesta investigação.
Os comentários a este estudo estiveram a cargo dos
representantes das ARS presentes: Sofia Martelo da DICAD/ARS Alentejo, Cristina
Proença da DICAD/ARSLVT, Rui Lino da DICAD/ARS Centro e Jorge Barbosa da
DICAD/ARS Norte. A riqueza, diversidade e complexidade da informação recolhida,
a mais valia do trabalho de equipa, o reforço da importância do trabalho feito
na área dos CAD que este estudo trouxe, o objetivo comum de percecionar as
dificuldades e as potencialidades que os atores envolvidos no processo de
reinserção sentem no seu dia a dia, a evidência científica que este estudo
constitui, e o legado que o mesmo representa para os futuros
profissionais na área dos comportamentos aditivos e dependências, foram alguns
dos aspetos referidos.
A moderação desta videoconferência SICAD foi feita por
Fernanda Rodrigues, professora e investigadora universitária da Universidade
Católica Portuguesa.
Assista à videoconferência gravada aqui