Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​64ª REUNIÃO DA CND COM FORTE PRESENÇA PORTUGUESA NO PRIMEIRO DIA12/4/2021

Teve início hoje, dia 12 de abril, a 64ª reunião da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas (CND) que decorre este ano em formato híbrido (presencial e virtual).

Ao início da manhã, Marta Temido, Ministra da Saúde, usou da palavra em nome da União Europeia, representando a presidência portuguesa do Conselho num discurso onde destacou o papel que esta estrutura tem ao nível da cooperação internacional na área das Drogas, relevando a importância da participação da sociedade civil, da definição de políticas baseadas na evidência científica e no respeito pelos Direitos Humanos, assegurando que “ninguém pode ficar para trás” nesta matéria.

António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde falou, também, durante a manhã em nome de Portugal, realçando a matriz Humanista orientadora para as políticas de Drogas em Portugal em que o cidadão que usa drogas é considerado um paciente que o sistema de saúde integra, acolhe e trata por oposição a visões desatualizadas onde prevalecia a abordagem judicial e punitiva. Lacerda Sales afirmou ainda que Portugal condena veemente a aplicação da pena de morte para assuntos relacionados com as “Drogas” ou em quaisquer outras circunstâncias, terminando com uma chamada de atenção para o 50º aniversário do Grupo Pompidou do Conselho da Europa. 

50º aniversário do Grupo Pompidou (GP) assinalado com evento paralelo

Ainda durante a manhã, teve lugar o evento paralelo comemorativo do 50º aniversário do Grupo Pompidou (GP), que se comemora em 2021 e cujo mote são os Direitos Humanos no centro das políticas relacionadas com “Drogas”.

João Goulão, diretor-geral do SICAD moderou a sessão marcando a presidência desta estrutura que está sob responsabilidade portuguesa no período entre 2019-2022.

Como oradores convidados marcaram presença: Ana Trudov do secretariado do GP que fez uma retrospetiva dos últimos 50 anos de atividade; Piotr Jablónski, vice presidente do GP e Diretor do Gabinete Nacional para a Prevenção das Drogas da Polónia, que falou sobre a importância da formação quer para técnicos como para decisores que atuem neste âmbito; Richard Muscat, Presidente do Conselho Consultivo Nacional das Dependências de Malta, que se focou na questão dos Direitos Humanos (DH) e na necessidade de que as políticas de Drogas sejam coerentes e tenham compliance com as declarações fundamentais que regulam os DH e, no final, Denis Huber, secretário executivo do GP, que falou de futuro e de como a revisão dos estatutos proposta por Portugal deverá beneficiar o trabalho do Grupo e a sociedade em geral.

Este evento foi coorganizado pelo Conselho da Europa com o apoio de Portugal e Polónia.

Os trabalhos da 64ª reunião da CND continuam amanhã, dia 13, onde será realizado o evento paralelo “EUROPEAN UNION DRUGS STRATEGY 2021–2025”, organizado por Portugal, no âmbito da Presidência rotativa do Conselho da União Europeia, que conta com a moderação de João Goulão.

Mais informações aqui 

 

  

Voltar