Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​64ª SESSÃO DA COMISSÃO DE ESTUPEFACIENTES DAS NAÇÕES UNIDAS REÚNE EM VIENA 9/4/2021

A estrutura que, no âmbito das Nações Unidas, é responsável por todas as questões relativas às Drogas e Toxicodependências (UNODC), realiza a sua 64ª sessão entre 12 e 16 de abril, em Viena. A Ministra da Saúde, Marta Temido, em nome da União Europeia, em representação da presidência portuguesa do Conselho, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, em nome de Portugal, farão intervenções na abertura da sessão onde serão assinalados o 60º aniversário da Convenção Única sobre Estupefacientes, de 1961, e o 50º aniversário da Convenção sobre Substâncias Psicotrópicas, de 1971.

O impacto da pandemia da COVID-19 sobre o problema mundial das Drogas será o tema central onde se espera que seja aprovada uma declaração sobre os efeitos desta doença na implementação dos compromissos conjuntos dos Estados-Membros, na abordagem e no combate aos aspetos relacionados com esta matéria.

Simultaneamente, terão lugar mais de 100 eventos paralelos dos quais destacamos os que têm a participação de Portugal: 

CAPACITY BUILDING SOLUTIONS: SUPPORTING MEMBER STATESDURING EMERGENCIES AND THE WAY FORWARD, organizado pela Suíça e pelo Órgão Internacional de Controlo de Estupefacientes, com António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, na qualidade de orador

PLACING HUMAN RIGHTS AT THE HEART OF DRUG POLICIES​ – THE POMPIDOU GROUP’S 50TH ANNIVERSARY “, organizado pelo Conselho da Europa/Grupo Pompidou, com João Goulão, presidente do Grupo Pompidou, como moderador.

EUROPEAN UNION DRUGS STRATEGY 2021–2025​”, organizado por Portugal, como país no exercício da presidência rotativa do Conselho da União Europeia, com João Goulão, Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool, como moderador; 

HUMAN RIGHTS IN ACTION:IMPLEMENTING THE INTERNATIONAL GUIDELINES ON HUMAN RIGHTS AND DRUG POLICY”, organizado pelo Office of the High Commissioner for Human Rights, com Teresa Caeiro, assessora do Coordenador Nacional, como oradora. 

A 64ª sessão da UNODC decorrerá em formato híbrido, online e presencial, e analisará diversas resoluções sobre, por exemplo: a garantia de acesso ao tratamento medicamentoso, a educação, os serviços de pós-tratamento, a reabilitação e reintegração social, para populações marginalizadas e a melhoraria da recolha de dados e de respostas aos efeitos nocivos do uso não médico de medicamentos. 

O SICAD assegura a representação nacional nestas sessões anuais, em estreita articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com a Missão Permanente de Portugal em Viena. Esta participação e o acompanhamento dos trabalhos preparatórios por parte do SICAD, nomeadamente em sede do Grupo Horizontal Drogas (Grupo de trabalho do Conselho da UE que aborda a temática “droga”) têm contribuído, de forma inequívoca, para a visibilidade nacional no contexto da CND. Para além dos organismos da Administração Pública Portuguesa referidos anteriormente, e de acordo com as matérias mais relevantes a abordar em cada ano, o SICAD coordena a participação de outros Serviços/ Ministérios com atribuições nos temas a discutir, em particular com o INFARMED, com a Polícia Judiciária e com a Direção-Geral de Política de Justiça. 


Programa dos Eventos Paralelos CND 2021
Voltar