Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​PRIMEIRA VIDEOCONFERÊNCIA SICAD DE 2021 DESTACA O ÁLCOOL EM CONTEXTO LABORAL4/2/2021
imagem da videoconferência SICAD

O SICAD retomou, no dia 4 de fevereiro, a realização das suas videoconferências, cujo tema foi  “Problemas ligados ao Álcool e Contexto Laboral”.

Como conferencistas estiveram Carlos Cleto, técnico do Departamento de Planeamento e Intervenção do SICAD e Duarte Brito, médico de Saúde Pública do ACES/Lisboa Central.

A moderação da sessão, que contou com 190 participantes, esteve a cargo de Manuel Cardoso, Subdiretor-geral do SICAD, que deu as boas vindas realçando a abordagem dupla da temática: Carlos Cleto com uma abordagem mais lata focando-se nas questões das substâncias psicoativas e álcool e Duarte Brito focando-se mais em acidentes em meio laboral.

Carlos Cleto apresentou algumas publicações sobre a temática e explicou as várias fases do projeto de intervenção em Meio Laboral. Alertou para o facto de o consumo em Meio Laboral ter de ser visto como um problema de Saúde Pública e não como uma sanção pelos Recursos Humanos da empresa/instituição.

Referiu ainda que grande parte do trabalho é feito em Autarquias e que o SICAD trabalha sempre com as ARS, DICAD e CRI, sendo estes últimos quem faz a articulação com a Medicina do Trabalho. Salientou, também, que mesmo com a pandemia a intervenção em Meio Laboral não diminuiu, tendo autarquias aproveitado para intensificar a atividade nesta área.

Na segunda parte da videoconferência, Duarte Brito falou da sua experiência como médico de Saúde Pública e apresentou o seu estudo Padrões de consumo de álcool associados a acidentes de trabalho em Portugal, referindo que o consumo de álcool poderá estar relacionado com 25 % dos acidentes de trabalho e que Portugal é o país da União Europeia com maior taxa de acidentes de trabalho com absentismo laboral superior a 4 dias.

Referiu ainda que há um trabalho a fazer em termos de consciencialização para o não consumo de álcool e há muitas áreas a trabalhar.

Ao terminar, Manuel Cardoso salientou a necessidade de intensificarmos a prevenção, de sermos mais capazes de intervir junto dos jovens e nas escolas e de adotarmos algumas medidas mais pragmáticas na política de preços das bebidas alcoólicas, que não têm sido atualizados e, como tal, são um fator facilitador de acesso. Reforçou também, que a confidencialidade nos meios de diagnóstico tem de ser respeitada e não passar para os Recursos Humanos da empresa/instituição.

A próxima videoconferência SICAD terá lugar a 24 de fevereiro com o tema “Problemas ligados ao Álcool e Nutrição”.


Poderá assistir à videoconferência gravada aqui​.

conf_sicad1.png  conf_sicad3.png conf_sicad4.png conf_sicad7.png conf_sicad6.png conf_sicad5.png

Voltar